Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 11, 2020

Defensoria pede divulgação de plano de repatriação de brasileiros ao Itamaraty


Há uma semana havia mais de 6 mil brasileiros sem conseguir voltar 
Victor Farias
O Globo
A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, divulgue no prazo de cinco dias úteis um plano de ação para concretizar a repatriação dos brasileiros que estejam impossibilitados de voltar ao país, devido à pandemia do novo coronavírus. O ofício enviado nesta sexta-feira ao Itamaraty menciona a possibilidade de fretamento de voo, caso seja necessário.
“No prazo de 5 dias úteis, em razão da URGÊNCIA da questão, seja amplamente divulgado o plano de ação detalhado para assistência consular no sentido de concretizar a repatriação dos brasileiros que estejam impossibilitados de regressar ao Brasil, relativamente a cada país com o qual a República Federativa do Brasil mantém relações exteriores e onde existam nacionais brasileiros nessa situação”, afirma o defensor nacional de Direitos Humanos da DPU, Atanasio Darcy Lucero Júnior.
ASSISTÊNCIA – Ele solicita que o governo brasileiro preste assistência material até a repatriação, com o pagamento de hospedagem, refeições e assistência de saúde, “independentemente da condição financeira” do brasileiro.
O documento indica, no entanto, que a União terá a possibilidade de solicitar ressarcimento dos gastos posteriormente, caso seja comprovada a possibilidade econômica de arcar com os custos.
VULNERABILIDADE – “Seja a emergência sanitária mundial atualmente em curso, à vista de sua evidente excepcionalidade, considerada prova suficiente da vulnerabilidade do brasileiro, para fins de concessão da repatriação”, afirma o documento, que não tem caráter vinculativo – ou seja, o Itamaraty tem autonomia para seguir ou não as recomendações.
Até sábado passado, havia 6.469 brasileiros no exterior, em 88 países, sem conseguir voltar para o Brasil, devido às medidas restritivas adotadas para evitar a expansão da pandemia de coronavírus, entre os quais o fechamento de fronteiras.

Em destaque

Pacheco defende corte de gastos, mas diz que valorizar servidores públicos também é importante

  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) 05 de novembro de 2024 | 13:54 Pacheco defende corte d...

Mais visitadas