Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, janeiro 08, 2020

Fake news distorce vários trechos da delação de Emílio Odebrecht sobre Lula


Resultado de imagem para lula e emilio odebrecht
Fala de Emilio foi deturpada com declarações irreais
Tiago AguiarEstadão
Um texto do site ‘Jornal do País’ que circula nas redes sociais atribui incorretamente ao empresário Emílio Odebrecht uma importante declaração a respeito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de inventar essa fala do empreiteiro, o artigo distorce outras informações sobre a delação premiada de Odebrecht em 2017.
Segundo o texto, Emílio disse que Lula “sempre traiu a classe trabalhadora, desde os anos 70”. No entanto, em nenhum momento da delação, que tem duração de mais de uma hora, o empresário faz essa declaração.
Falso coringa – O artigo enganoso também afirma que, segundo o empreiteiro, Lula “sempre foi um ‘coringa’ para ajudá-lo a aliciar os funcionários grevistas em suas indústrias na Bahia”. Na verdade, o que Emílio diz é que o ex-presidente o ajudou a melhorar as relações com os sindicatos que lideravam uma greve no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, nos anos 80.
Segundo Odebrecht, a melhora nas relações com sindicatos foi benéfica em episódios posteriores à greve. Na delação, o empresário não dá mais detalhes sobre o episódio.
FALAS INVENTADAS – O texto ainda inventa outras falas que não estão presentes na delação, como  “Lula se vendia barato, traindo os trabalhadores em favor dos empresários, desde o início, quando entrou para o sindicato”.
Emílio Odebrecht concedeu depoimentos no âmbito Operação Lava Jato a partir de acordo assinado com o Ministério Público Federal (MPF). A delação se tornou pública em abril de 2017.
Esta checagem foi feita por meio da parceria entre “Estadão Verifica” e Facebook.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Uma das maneiras de identificar fake news é pesquisar se a matéria foi publicada na grande imprensa. Portais, site e blogs editados por jornalistas profissionais têm um maior cuidado na seleção de matérias, raramente embarcam nas fakes news.  Na verdade, é muito difícil ver jornalistas entrando nessa, porque a grande imprensa já até criou seções especializadas em identificar fakes news, como a “Estadão Verifica”, que conseguiu identificar a notícia inventada sobre Emilio Odebrecht e o amigo Lula da Silva. (C.N.)

Em destaque

MP-BA quer que prefeitura retire mesas e cadeiras colocadas na rua por bares em bairros boêmios de Salvador

  MP-BA quer que prefeitura retire mesas e cadeiras colocadas na rua por bares em bairros boêmios de Salvador terça-feira, 05/11/2024 - 00h0...

Mais visitadas