por Jade Coelho, de Paulo Afonso / Mauricio Leiro
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias
O secretário de Infraestrutura da Bahia Marcus Cavalcanti revelou que a barragem que se rompeu na cidade de Pedro Alexandre é feita por uma associação local para fazer irrigação de plantações e alimentar animais.
"Não é uma grande barragem mas foi o efeito que um evento desses acontece por um motivo, a noticia dada pela inspeção, é que alem das fortes chuvas fizeram com que outro barramentos de outros proprietários avançassem e como ela é de terra rompeu", explicou Marcus.
O secretário disse que uma agenda de ações já esta em prática para restaurar a região. "Felizmente não tivemos vitimas, só danos materiais, a defesa civil local agiu rápido e fizeram o que foi necessário. Estamos programando com o governador para acompanhar ele pela manhã no local além de uma equipe de engenheiros que já está lá, estão chegando máquinas nossas para ajudar na limpeza das ruas tirar lama, e partir com o prefeito para fazer uma avaliação das diversas estradas locais, ja recebi chamamento de cidades próximas como Jeremoabo e Sítio do Quinto que tiveram suas estradas principais deterioradas", disse o secretário.
Para o Cavalcanti as informações divulgadas foram desencontradas e precipitadas. "Antes de vir para cá estava com o governador e estávamos vendo uma rede de televisão nacional que disse que a barragem não teve problema nenhum e depois como se fosse um rompimento, as pessoas confundiram, porque tem uma barragem em Pedro Alexandre, que é grande, a de Gasparino", disse .
"Como essa barragem que rompeu em Pedro Alexandre e atingiu Coronel João Sá existe uma grande confusão, essas barragens de pequenos produtores de terra que tem sua irrigação baseada nisso, água para animais. A fiscalização de barragens não é minha área e eu não sei qual o normativo que existe", concluiu.
O secretário Marcus Cavalcanti participa nesta sexta-feira (12) da inauguração de uma policlínica em Paulo Afonso.
Bahia Notícias