por Jade Coelho, de Paulo Afonso / Bruno Leite
Foto: Reprodução
Na tarde desta terça-feira (12), durante a entrega da Policlínica Regional de Paulo Afonso, o governador Rui Costa se pronunciou sobre a finalidade que será dada ao prédio do antigo Hospital Nair Alves de Souza, conhecido como Hospital da Chesf. Quando perguntado sobre o assunto Rui falou que "vem acontecendo nos últimos anos esse debate e tem apenas um consenso, é que aquele hospital seria, ou será, um hospital universitário da Univasf [Universidade Federal do Vale do São Francisco]".
Ele chamou a atenção para a necessidade dos cursos da área de saúde da instituição em ter um hospital prórpio e disse que havia um acordo com o Governo Federal para que o Governo do Estado fizesse o projeto e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) fizesse o repasse necessário para a construção. "Nós fizemos o projeto e entregamos à Chesf, quando foi no governo Temer, agora recentemente, quando a Chesf foi depositar o dinheiro no Governo do Estado ela disse que não iria mais depositar e não depositou", explicou.
"Aí se gerou uma nova onda de polêmicas, o Ministério Público Federal chamou todas as partes envolvidas, prefeitura, Governo do Estado, Chesf e a Ebserh, empresa da universidade responsável, e fez um termo de ajuste de conduta dizendo o que deveria ser feito", salientou Rui Costa, afirmando que no documento o juiz homologou a obrigação da Chesf em repassar os recursos para a Univasf - que seria a nova responsável pela realização das obras, substituindo o governo estadual.
O governador ainda declarou que a gestão estadual investiu em torno de R$ 1 milhão no projeto e que a orientação do ministro da educação foi de que, mesmo com dinheiro na conta da universidade, a obra não fosse licitada. "É nesse estágio que nós estamos hoje, tem um dociumento assinado que envoilve a Justiça e a Promotoria Federal, que todo mundo assinou, a Chesf cumpriu sua parte e resta agora a universidade/Ministério da Educação cumprir a sua parte", concluiu.
Bahia Notícias