Confesso que em razão de problemas de saúde me distanciei das campanhas eleitorais de Paulo Afonso e Jeremoabo, o que me levou também a recusar a contratação dos serviços profissionais do meu escritório para candidatos de diversos Municípios.
Embora nascido em Jeremoabo e também ali residente, confesso que em se tratando de campanha político-eleitoral Jeremoabo me surpreende a toda hora. No decorrer da semana passada estive ali para tratar de problemas profissionais e fui surpreendido com o pipocar incessante de fogos de artificio o que me deixou curioso. Entrando na casa de Maria Lúcia indaguei se ela sabia o que se comemorava na Igreja e ela me respondeu que era a entrevista que estava sendo dada pela candidata a vice-prefeito na chapa de Anabel na Jeremoabo FM. Pois é. Jeremoabo é assim mesmo! A cada resposta queimava uma girandola de 400 tiros.
Voltei a Jeremoabo no fim de semana e percorri a região do sertão que compreende o Canché, Incozeira, Água Branca, Brejo Grande, Brejinho, Carnaubeira e os Brancos e me inteirei um pouco da densidade eleitoral dos candidatos Deri, Anabel e Otávio. No povoado “Brancos” apareceram dois veículos pilotados com o 55 e das casas como entrincheiras pipocaram bandeiras do 11 e foi um piseiro só. Parei para tomar água em um bar e me foi dito que ali já havia aposta dando vantagem de 40 votos a um candidato. Chegando à cidade me deparei com uma concentração de veículos do 55 ao lado da Fábrica da Lajel e no Posto Paloma havia outra concentração de veículos do 11 com partida para o Povoado Monte Alegre. A noite teve o comício de Anabel com a presença de Oto Alencar. Fiquei em casa.
O fim de semana me levou a refletir sobre a realidade político-eleitoral da cidade e a nova realidade que poderá acontecer a partir de 07 de outubro. De um lado estão os 03 ex-prefeitos Tista, Lula e Spencer apoiando a candidatura de Anabel, mulher de Tista que em razão de sua ficha suja ficou impedido de concorrer a cargo eletivo por 08 anos. Do outro lado Deri que traz consigo o apoio da família de João Ferreira e a massa dos menos favorecidos do campo e da zona urbana e como um tertius, se coloca Otávio.
Tista é uma liderança incontestável e tem uma inteligência política respeitável. Não sendo ele o candidato por não ter “Ficha Limpa”, renunciou para evitar a inelegibilidade de sua mulher e a lançou como candidata a prefeito em outubro próximo. Neutralizou a candidatura de Lula com a inclusão da mulher deste na chapa de Anabel. Procurou seus outrora adversários políticos e se não conseguiu engajamento na campanha, conseguiu mantê-los sem atividade política, como é o caso de Spencer.
Em tese, no entorno da candidatura de Anabel e sua inexistência como liderança política com as alianças feitas, se estabelecera uma espécie de uma couraça protetora que na prática não vingou. É que qualquer aliança somente poderá resultar em êxito se dela participar o povo, especialmente a grande massa pobre de Jeremoabo. Ninguém decide antecipadamente nada, já quem decide é o povo.
Na disputa Anabel X Deri se estabeleceu o tostão contra um milhão ou os ricos X pobres, se é que em Jeremoabo ainda existam ricos. Quem atentar para Jeremoabo irá perceber que os carros pilotados com o 55 são de modelos caros, geralmente de cabine dupla e os do 11 são modelos mais baratos, cores desbotadas e uma coisa comum, um entusiasmo sem par de seus condutores.
Até os meados do mês de agosto aparentava que a candidata de Anabel transitava em céu de brigadeiro e era só esperar 07 de outubro e partir para o abraço. A inauguração do Comitê de Deri e as caminhadas que se sucederam fez surgir um sinal de alerta para 55 e as coisas parecem que não serão como se pensava.
Em se tratando de campanha eleitoral, pelas regras do jogo democrático, ganha quem tiver a maioria dos votos, assegurado o princípio da igualdade entre as partes contendoras. Se o povo de Jeremoabo entender que as coisas devam ficar como estão, escolherá Anabel, se, entretanto, o povo entender pela ruptura da oligarquia sepultando uma política velha e anacrônica escolherá entre Deri ou Otávio.
Para ser mantida a essência do processo democrático é preciso respeitar valores e o princípio da igualdade entre os candidatos. Na última 2ª feira quando voltava para Paulo Afonso sintonizei a Rádio Vaza-Barris e fiquei estarrecido. Tista de Deda, ex-prefeito e esposo da candidata Anabel fazia um pronunciamento do que fizera como prefeito e o que Anabel e Janete farão, ocupando um espaço de tempo de mais de 05 minutos como se candidato fosse, ou como a dizer a liderança aqui sou eu e se elege quem eu mandar.
Tanto o Ministério Público Eleitoral quanto as Coligações concorrentes deverão ficar atentos e pedir providências ao Juízo Eleitoral para coibir os abusos que estão sendo cometidos nas gravações feitas por Tista e Lula e passadas no horário político da Coligação 06 de julho. A Lei Eleitoral e a RES-TSE nos arts. 54, “caput”, e 44, respectivamente, permitem a participação de eleitor no horário político em apoio a candidato e para pedir voto, não se admitindo a substituição do candidato pelo apoiador. O que a lei eleitoral permite é o apoiador dar depoimento sobre o candidato e pedir voto para ele, ponto final. Tudo que vir depois é abuso de propaganda eleitoral.
Tanto Tista quanto Anabel são de famílias tradicionais de Jeremoabo e deveriam pautar o discurso político nas tradições da cidade e no respeito aos cidadãos jeremoabense. Para fortalecer a sua campanha Anabel gravou o depoimento de um cidadão chamado Piaba que segundo o programa de Anabel é o maior empresário do ramo de vaquejada. No programa o empresário pediu voto para Anabel. Para bom entendendo meia palavra basta. Creio que encontraremos em Jeremoabo valores com ficha limpa autorizado a pedir voto para um ou outro candidato. É por isso que nos anos das administrações Tista os atos de violência contra os cidadãos foram uma constante. Parece até que esse rapaz se acha Cel. Ramiro Bastos.
Pelo que vi nos últimos dias parece que a cidade marcha para a ruptura num piseiro só. Faltam 32 dias para o dia 07.10.2012.
Paulo Afonso, 05 de setembro de 2012.
Fernando Montalvão. montalvao@montalvao.adv.br
Escrit. Montalvão Advogados Associados.
Observação: Grifo de Blog
O ELEITOR DEVERIA TER VERGONHA DE VOTAR EM POLÍTICO FICHA SUJA OU EN CANDIDATOS APOIADOS POR ELES.
Eleições e suas promessas.
Talvez as ruas de
Jeremoabo não estivesse repleta de buracos se toda semana houvesse um comício.
Ainda bem que por um curto período de tempo as entradas da
cidade de Jeremoabo estará livre das buraqueiras, pois colocaram uma borra de
asfalto que talvez suporte por um mês o tráfego que por ela passa.
Quanto o asfaltamento da BR 235, do Canché a Sergipe, um dia
sairá, pois nós da região há mais de trinta anos que escutamos essas promessas,
todavia a realidade até agora nada, mesmo o governo de Sergipe cumprindo a sua
parte, pois há muitos anos já implantou o asfaltamento até a divisa com a
Bahia.
Seria de grande utilidade pública que o Vice Governador da
Bahia imitasse os governos de Sergipe e Alagoas e mandasse tapar a buraqueira dos asfalto que assola a estrada
Jeremoabo Salvador, via Antas, pois a buraqueira já se tornou caso de
calamidade pública.
O só queria entender o porque das estradas de Sergipe,
Alagoas permanecerem em perfeita conservação, já a Bahia é uma verdadeira
humilhação e desrespeito ao contribuinte.
O que causa espécie que atualmente o pior trecho é do Rangel
a Cícero Dantas, sendo que o Presidente as Assembléia Legislativa da Bahia é de
Antas, e pelo que soube constantemente está comparece naquela localidade.
Carlos NewtonCUIDADO COM OS FICHA SUJA: ELES ESTÃO NA PISTA
Vestindo peles de cordeiro eles estão pedindo o seu voto
Opinião – Paulo Carneiro
Estamos
finalmente alcançando os objetivos pelos quais lançamos a versão online
do Jornal O PORRETE. Ser um jornal Republicano, feito pelo povo e para o
povo, sem temer a verdade, sem esconder notícias, trabalho realizado
com honra e dignidade, repudiando todas as propostas de associação ou
comprometimento com a escória que comanda o crime organizado neste País,
com os responsáveis pelos mais hediondos crimes praticados contra a
nação.
CUIDADO COM A FICHA SUJA
...
Veículos de comunicação independentes de
todo Brasil são unânimes em repudiar a liberação de políticos
denunciados como ratos dos esgotos instalados nos cofres dos erários
estaduais e municipais, e ainda mais repugnantes, as citações que dentre
eles, existem candidatos denunciados ou que estão sendo processados por
crimes de mando e até estupros.
(Fonte: O Porrete)Oportuna reportagem de Erich Decat, na Folha, revela que diversos advogados e até ex-ministros do Supremo Tribunal Federal entendem que a perda de mandato do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) deve ser imediata.
É triste contestar esse tipo de informação, mas devemos entender que no Brasil de hoje isso é totalmente impossível. Tão cedo João Paulo Cunha não será punido, porque a Justiça brasileira tem tantas brechas e desvios que até os grandes juristas se perdem no meio delas.
Paulo Schueler
A divulgação do relatório “Estado das cidades da América Latina e do Caribe – 2012″ deixou claro: a redução da desigualdade é o principal desafio na América Latina.
Carlos Chagas
Há quem acredite em coincidências, que obviamente existem. Mas há também quem se livre de responsabilidades alegando coincidências inadmissíveis.
Percival Puggina
Nielmar de Oliveira (Agência Brasil)
A produção média diária do pré-sal em julho foi 172,8 mil barris por dia de petróleo e 5,7 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, totalizando 208,9 mil barris de óleo equivalentes por dia – um crescimento de 9% em comparação ao mês anterior, quando a produção chegou a 191,2 mil barris de óleo equivalente de média diária.
Renata Giraldi (Agência Brasil)
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma esta quarta-feira, a partir das 14h, o julgamento do chamado mensalão – Ação Penal 470 -, com a conclusão da leitura do voto do ministro-revisor Ricardo Lewandowski. Ele conclui a leitura do item que se refere ao crime de gestão fraudulenta de instituição financeira imputado a ex-dirigentes do Banco Rural.
Lewandowski já decidiu pela condenação de Kátia Rabello e José Roberto Salgado, ex-presidenta e vice-presidente do banco.
Inflação oficial de agosto desacelera para 0,41%, diz IBGE
Índice teve variação em comparação com os 0,43% de julho
Polícia desmonta esquema de corrupção na prefeitura de Guapimirim
Políticos procuraram agentes oferecendo R$ 800 mil em propina para que as investigações fossem encerradas
bate-bocaResposta dura de Dilma a FHC coincide com má fase do PT
Russomanno abre frente de 14 pontos sobre Serra em SP
Consumidores testam botijão de gás feito de fibra de vidro
Nos jornais: STF deve absolver 2 dirigentes do Rural
Aderbal Caldas pede a Nilo para não fazer parte do Conselho de Ética e depois recua
por Rodrigo Aguiar
Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias
Eliana Calmon se despede do CNJ sem conseguir processar juízes
AL-BA aprova empréstimo de R$ 1,487 bilhão; servidores do MP cobram aprovação de plano de cargos e salários
por Rodrigo Aguiar
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
Funcionários dos Correios podem entrar em greve na próxima terça
Foto: O Globo / Reprodução
Secretário João Carlos Bacelar é assaltado na Av. Luís Eduardo Magalhães
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Catu: Presidente da Câmara é multado por distribuir combustível para vereadores
Foto: Divulgação
Câmara Federal aprova isenção de tarifa para morador de município com pedágio
Foto: Nildo Freitas / Reprodução
Brasil fica pela 1ª vez entre os 50 países mais competitivos do mundo
Senado aprova vacina contra HPV
Prefeito de Guapimirim (RJ) é preso em operação contra desvio de verbas
Dois secretários e o presidente da Câmara também foram detidos; rombo nos cofres chega a R$ 1 milhão
Segurado receberá em casa carta de revisão de auxílios a partir de janeiro
Segurados que entrarem na lista de revisão dos auxílios receberão correspondências oficiais em casa a partir do ano que vem
Polícia e militares disputam segurança da Copa
Participação da Polícia Federal na greve dos servidores abre espaço para que as Forças Armadas assumam o controle dos grandes eventos, como o campeonato mundial de futebol e as OlimpíadasContinue Lendo...
Quarta, 05 de Setembro de 2012 - 09:35Justiça Federal acata denúncia do MPF contra 17 pessoas envolvidas em fraude no Banco PanAmericano
Lídice da Matta: Brasil pode sediar universidade de segurança da ONU
No Fórum, Marcos Leôncio Souza Ribeiro: segurança militar na Copa não deixará legado
Deputados aprovam política nacional sobre direitos dos autistas
Bahia Partners realiza coquetel da campanha Acorda Brasil e convida leitores do Bahia Notícias
As recentes mudanças nos juros e poupanças acentuaram a necessidade das pessoas de se informarem mais sobre finanças. Com o princípio de alertar que o ato de investir é uma decisão de compra como outra qualquer, a Bahia Partners convida os leitores do Bahia Notícias a participar do coquetel da campanha Acorda Brasil – Compare antes de investir nesta quarta-feira (5) às 19h, na sede da Bahia Partners, na sala 41 do Iguatemi Business Flat, na Rua das Alfazemas, no Caminho das Árvores. As inscrições podem ser feitas através de (071) 3351-3326 ou comercial@bahiapartners.com.br.
Tom Zé explica por que mandou Caetano tomar no c*
Durante um show no Parque Ibirapuera, em São Paulo, há quatro anos, Tom Zé soltou o verbo e mandou Caetano tomar naquele lugar. A história ficou meio no ar, sem respostas e explicações, até a noita desta terça-feira (4), quando o compositor foi questionado pelo apresentador Jô Soares, em entrevista. Confira a resposta de Tom Zé na Coluna Entretenimento.
STF entende que maçonaria não é religião ao julgar recurso que pedia imunidade tributária
O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a maçonaria não é uma religião ao julgar o recurso de uma loja maçônica do Rio Grande do Sul. A loja pedia imunidade tributária. O ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, negou provimento ao recurso ao considerar que a própria loja maçônica, em seu site, afirma que não é uma religião. Saiba mais sobre este entendimento na coluna Justiça.
ex-juiz'não há dia fácil'ouvido protegido
Mazloum é o preferido de Lula para o STF
Juiz de São Paulo pode ser indicado para a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar PelusoJuca faz memorial por Dirceu. STF vai ouvir?
Objetivo é desqualificar a acusação apresentada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que estaria sustentando "duas versões antagônicas da mesma causa"; documento apresentado pela defesa diz que a PGR "revela verdadeira obsessão em ofender o princípio do contraditório"; Gurgel rebateu
“Ele é um invertebrado que usa as calças de ACM Neto”
Afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), sobre o colega, deputado Bruno Reis (PRP), em entrevista a uma rádio de Salvador; Reis ainda continuou com o bate-boca ao chamar Nilo de "bajulador", "uma vergonha de político para Bahia. Ele quer governar aquela Casa a ferro e fogo. Ele acha que me humilha quando me compara a ACM Neto, mas ele está me elogiando", responde o parlamentar republicano
comentários
"Calcei as botas de soldado alemão"
Em sessão de despedida da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra baiana Eliana Calmon afirmou a sensação de "missão cumprida" e voltou a falar do que encontrou de errado no Judiciário, além de demonstrar orgulho por sua postura corajosa em muitos momentos; "Calcei as botas de soldado alemão, fiz uma inspeção e todos viram o que aconteceu. As coisas começaram a mudar em São Paulo. Fui indiscreta quando corregedora, precisei usar a mídia e fazer a população saber o que se passava no Judiciário"
Reajuste dos professores ficou para depois
A greve dos professores da rede pública estadual (que durou 115 dias e foi noticia nacional por várias vezes) acabou, mas a insatisfação da categoria com o governador Jaques Wagner (PT) está longe do fim; projeto de lei que reajusta o salário dos docentes não consta da pauta de votação da Assembleia Legislativa porque, simplesmente, o Executivo não o enviou ao parlamento