A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Salvador divulga nesta segunda-feira (06), na sua sede na Pituba, o balanço dos 10 anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) na Bahia e sua relação com a atenção à saúde das crianças diagnosticadas após a realização do Teste do Pezinho. Na ocasião será lançado o projeto “Sistema de Informação em Triagem Neonatal” com dados do estado da Bahia, contendo informações epidemiológicas que poderão ser utilizados pelos gestores municipais de saúde, proporcionando uma visão mais ampla da prevalência, incidência, taxa de cobertura, tempo de coleta e outros aspectos estatísticos a partir dos resultados dos exames.
Em 2010, a cobertura do Teste do Pezinho na Bahia alcançou 92% das crianças nascidas no estado. Desde a sua implantação, em 1992, mais de dois milhões de crianças foram submetidas ao exame no estado.
Instituição de referência do Ministério da Saúde para a execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) no estado, a Apae Salvador é responsável pela realização do Teste do Pezinho nos 417 municípios baianos. Os dados do sistema de informação serão indexados pelo Núcleo de Pesquisas Científicas (Nupec) da Apae que tem por base os resultados dos exames dos recém-nascidos triados desde a implantação do serviço.
A ação faz parte da mobilização por ocasião do Dia Nacional do Teste do Pezinho (6/6), que foi instituído pela Lei Nº 11.605, em 5 de dezembro de 2007, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância do exame na prevenção e controle de doenças que podem deixar graves sequelas nos portadores que não forem diagnosticados precocemente.
Fonte: Tribuna da Bahia