Folha de S.Paulo
O aquecimento da economia e a inflação do mercado tornaram o investimento em imóveis, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a melhor alternativa em termos de rentabilidade no ano passado.
No Rio, o ganho médio desses investimentos ficou em torno dos 50% em 2010, segundo o Secovi-Rio (sindicato da habitação) e superou de longe até aplicações como o ouro, que teve rentabilidade de 32%. O dado leva em conta os valores de venda e também de aluguel.
O mesmo aconteceu em São Paulo, onde o valor dos lançamentos disparou até 71%, caso dos apartamentos de luxo de um único dormitório. Na média, os preços saltaram 34,4% na capital paulista.
Somados os ganhos que um investidor tem com aluguel, que subiu 13,44% na cidade, a rentabilidade do investimento imobiliário alcançou 47,84%.
No Rio de Janeiro, a rentabilidade em regiões da cidade, considerando o preço de venda e de locação, chega a 90%. É o caso, por exemplo, de um apartamento de um quarto no centro da cidade, local onde os imóveis tiveram valorização de 70%. Boa parte dos imóveis com maior rentabilidade está em áreas próximas a comunidades que receberam UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), como os bairros Tijuca, Copacabana e Vila Isabel. Nessas regiões, a rentabilidade média superou os 50%.
Fonte: Agora