quarta-feira, outubro 22, 2025

Mudança de Fux de turma no STF pode criar ‘loteria judiciária’

 Foto: Gustavo Moreno/STF/Arquivo

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal)22 de outubro de 2025 | 17:46

Mudança de Fux de turma no STF pode criar ‘loteria judiciária’

brasil

Observadores do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que a mudança de turma de Luiz Fux pode recriar a chamada “loteria judiciária”, que já ocorreu em anos passados.

Isso acontece quando as duas turmas da corte têm características muito diferentes, gerando resultados distintos para réus e autores de ações a depender de para qual delas os casos forem encaminhados.

Na terça-feira (21), Fux, que votou alinhado ao bolsonarismo no processo do golpe, pediu para mudar da Primeira Turma para a Segunda, onde deve compor uma maioria com André Mendonça e Nunes Marques, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os outros membros, Gilmar e Dias Toffoli, ficariam em minoria no colegiado.

A Segunda Turma seria, assim, mais receptiva a pleitos da direita e temas conservadores, ao contrário da Primeira, que tem hoje Cristiano Zanin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia, além do próprio Fux.

Pessoas que acompanham o dia a dia do tribunal avaliam também que Gilmar poderia fazer um momento em reação ao de Fux, seu desafeto.

Decano da corte, ele poderia mudar para a Primeira Turma, justamente na vaga de Fux, evitando assim a situação desconfortável de ser derrotado frequentemente pelo rival.

O futuro indicado à corte por Lula, por sua vez, preencheria o lugar hoje de Gilmar na Segunda Turma.

Fábio Zanini/Folhapress

Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas