segunda-feira, outubro 20, 2025

É imoral o milionário Barroso ter “segurança vitalícia” paga pelo povo

Publicado em 20 de outubro de 2025 por Tribuna da Internet

Barroso exerce último dia como ministro do STF nesta sexta-feira

Vaidoso, o ministro diz que pretende viajar pelo mundo

Carlos Newton

Como diria Helio Fernandes, causa repulsa ao cidadão-contribuinte-eleitor a informação de que o ministro aposentado Luís Roberto Barroso terá segurança permanente, paga pelo Supremo, até o final de sua vida. E o pior é saber que a decisão que assegura essa segurança vitalícia a todos os ministros foi tomada em junho em ação relatada justamente por Barroso.

É duro viver num país pré-falido como o Brasil, cujos problemas sociais são chocantes e agridem a opinião pública, mas as autoridades continuam tomando decisões desnecessárias e ultrajantes, que se avolumam e fazem o endividamento da administração aumentar de forma permanente.

QUASE 3% – A dívida pública brasileira não para de crescer e atingiu cerca de R$ 8,14 trilhões em agosto de 2025, representando um aumento de 2,59% em relação ao mês anterior, segundo o Tesouro Nacional.

As causas do aumento incluem a apropriação de juros e a emissão de títulos, apesar de o resgate de títulos ter sido maior em julho. As instituições financeiras, fundos de pensão e fundos de investimento são os maiores detentores da dívida interna.

E a situação agora vai piorar, com o governo Lula da Silva abrindo as torneiras públicas para “comprar e pagar” sua nova reeleição, na sua teoria se que “o dinheiro vai sair de onde não deveria estar, para então ser gasto onde precisava estar”. Como se vê, até o deputado Tiririca faria melhor, pois pior não fica.

TAPA NO ROSTO – Em meio a esse clima de irresponsabilidade, a notícia da “segurança vitalícia” de Barroso, publicada por Gabriela Boechat na CNN, representa um tapa no rosto dos brasileiros que tanto trabalham para sobreviver.

Assim como os outros ministros do STF, Barroso já está até acostumado com a segurança permanente, que o acompanha inclusive quando está no exterior, fazendo palestras sem a menor importância para seu ex-inimigo Gilmar Mendes.

Na verdade , Barroso deveria ser o primeiro a se insurgir contra o privilégio, porque tem recursos próprios suficientes para pagar qualquer tipo de segurança. Em 2026, o STF prevê gastar R$ 72 milhões. É um bocado de dinheiro, que daria para construir um belo hospital.

###
P.S. – Barroso é um advogado riquíssimo, que defendia grandes empresas brasileiras e multinacionais. Agora, está apavorado com a possibilidade de perder o apartamento e o escritório de luxo que tem em Miami, primorosamente mobiliados, e outros bens ameaçados pelo governo Trump com a Lei Magnitsky. Aliás, foi para preservar esse patrimônio que Barroso pediu demissão do Supremo na sexta-feira, mas está levando a segurança gratuita a reboque. É lamentável(C.N.)


Em destaque

Mensagem Ano Novo - Vereador e Presidente da Câmara Neguinho de Lié

  Mensagem Ano Novo Vereador e Presidente da Câmara Neguinho de Lié Ao celebrarmos  a chegada de um novo ano, somos chamados, acima de tud...

Mais visitadas