terça-feira, março 18, 2025

‘Nós acertamos em cheio’, dizem petistas autores de pedido no STF para reter passaporte de Eduardo Bolsonaro

 Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados/Arquivo

O deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara18 de março de 2025 | 14:57

‘Nós acertamos em cheio’, dizem petistas autores de pedido no STF para reter passaporte de Eduardo Bolsonaro

brasil

Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Corrêa (PT-MG) afirmaram que a decisão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de se licenciar do mandato parlamentar e ficar nos Estados Unidos é a prova de que eles acertaram ao pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que apreendesse o passaporte do filho de Jair Bolsonaro (PL).

Em vídeo publicado nas redes, eles afirmaram que é preciso agora impedir que Eduardo atue para possibilitar a saída de seu pai do país.

“Nós acertamos em cheio. Ele queria fugir para preparar o golpe. E olha, ele está preparando a fuga do pai. Então, aquelas medidas que nós pedimos também, para colocar a tornozeleira no Jair Bolsonaro, para não deixar ele se aproximar da embaixada, precisa ser feito também, porque ele está lá preparando, além da fuga dele, a fuga do pai para o golpe continuado dele”, diz Corrêa.

Para Lindbergh Farias, é melhor que Eduardo fique nos Estados Unidos —o filho 03 de Bolsonaro disputava a presidência da Comissão de Relações Exteriores da Casa, e os petistas tentavam barrar a movimentação. Agora, o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), substituirá Eduardo.

“Já é a quarta viagem dele [para os EUA]. Ele está lá recebendo salário, as custas do Poder Legislativo, e o importante é que ele não vai representar o Poder Legislativo como presidente da Comissão de Relações Exteriores. Foi uma vitória importante. Vamos com tudo!”, afirmou Farias.

No início da tarde desta terça (18), Eduardo Bolsonaro afirmou que tomou a decisão “mais difícil” de sua vida porque pode ser preso por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Disse também que o Brasil vive um período de exceção e que vai ficar nos Estados Unidos para buscar punição ao magistrado. Não há, no entanto, pedido de prisão no STF contra ele.

Afirmou ainda que o pai, Jair Bolsonaro, pode ser preso e morto no cárcere por ser acusado de um golpe de Estado que, na opinião dele, é “da Disneylândia”.

Na semana passada, Farias e Rogério Correia entraram com um pedido na corte para que o passaporte de Eduardo Bolsonaro fosse apreendido por traição à pátria e por tentativa de constrangimento de autoridades.

Eduardo disputava o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Os petistas argumentavam que, por ser um traidor do Brasil, ele não poderia assumir o cargo.

Os parlamentares citam o fato de Eduardo Bolsonaro articular iniciativas contra Alexandre de Moraes nos EUA.

Mônica Bergamo, Folhapress

Em destaque

PT quer convocar Roberto Campos Neto para a CPMI do INSS

  PT quer convocar Roberto Campos Neto para a CPMI do INSS Por  Augusto Tenório / Folhapress 01/02/2026 às 19:03 Foto: Wilson Dias / Agência...

Mais visitadas