Foto: Reprodução / Blog do Valente
A prefeitura de Valença, no Baixo Sul, publicou nas redes sociais, nesta quinta-feira (2), um alerta chamativo para a estratégia de isolamento social no combate ao novo coronavírus. A medida é recomendada pelas principais autoridades de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O alerta da gestão enuncia: "Entenda a necessidade de medidas preventivas contra o coronavírus". O comunicado ainda traz dados da quantidade de habitantes no município, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 96.562 pessoas, e faz uma estimativa em que, se 10% desse número ficasse doente seriam 9.656 pessoas. O texto diz que se 20% dos doentes precisarem de atendimento médico seriam 1.931 habitantes. Estes, por sua vez, enfrentariam um sistema de saúde sem disponibilidade de vagas UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já que, segundo a prefeitura, não há nenhum leito disponível.
A postagem, no entanto, não foi bem recebida pelos moradores da cidade. Reações e comentários negativos foram feitos por seguidores da página oficial. Em um comentário na publicação uma internauta questionou: "E o que o prefeito junto com as demais autoridades estão fazendo para mudar esse quadro?". Outro disse: "Tem que ser providenciado junto ao estado e governo federal, não pode ficar de braços cruzados".
Nota da redação deste Blog - Como os leitores poderão observar, acima o prefeito da cidade de Valença - Bahia, está explicando os recursos médicos que a cidade poderá oferecer para população de acordo com as orientações da OMS.
Agora nas mesmas proporções vamos analisar a situação de Jeremoabo:
População atual de Jeremoabo
40.463 pessoas
Se 10% ficarem doentes
4.046
Se 20% dos doentes precisarem de
Hospitalização
8.092
Total de Leitos de UTI disponível no
Hospital de Jeremoabo:
0 - (ZERO)
Portanto, está aí um alerta a respeito da necessidade de um rigoroso ISOLAMENTO, cabe a cada um cumprir com sua obrigação e respeitar o direito dos demais que prezam a vida.