por Matheus Caldas
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Os governadores do Nordeste se reuniram novamente na tarde desta sexta-feira (27), através de videoconferência, e elaboraram uma carta para tratar sobre o coronavírus. Dentre os principais pontos elencados, os gestores pedem “respeito” ao presidente Jair Colsonaro (sem partido) e pedem que ele tenha “seriedade” na crise de enfrentamento ao novo coronavírus.
“A omissão em padronizar normas nacionais e a insistência em provocar conflitos impedem a unidade em favor da saúde pública. Assim agindo, expõe-se a vida da população, além de assumir graves riscos no tocante à responsabilidade política, administrativa e jurídica, diz trecho da carta.
O Consórcio Nordeste garantira que irão “continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas, diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o coronavírus”.
Os gestores ainda disseram estar “indignados” com a postura do governo federal e apontaram que irão solicitar um pronunciamento oficial do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia, “além do acompanhamento e orientação do Ministério Público Federal e do Ministério Público dos Estados”.
Confira a carta completa:
A favor da vida. Nós, governadores do #Nordeste, estamos unidos nesta guerra contra o #coronavírus. Trabalho, seriedade e bom senso.