Devido a falta de espaço para os defuntos, a situação do cemitério até ontem era humilhante , pois nem os mortos poderiam descansar em paz, a luta por espaço era uma constante.
Aliás, fatos por nós denunciados inúmeras vezes através do site Jeremoabohoje e deste Blog.
O cemitério de Jeremoabo era detentor de paternidade duvidosa, ou melhor , dupla paternidade, como seja: para superfaturar notas pertencia a prefeitura, para receber o pagamento de quem ali tentava se hospedar, era com a igreja, e manutenção nenhuma.
Todavia, como tudo tem o seu ciclo, apareceu uns abnegados doutras localidades mais evoluídas, e como enxergaram mais longe, notaram que a construção de um cemitério seria viável, pois só existia uma pequena “pousada”, e a demanda era grande.
Abro em parênteses para informar que foi ainda como Secretário do Meio Ambiente, que autorizamos ou melhor, fornecemos a licença para que fosse construída essa grande obra. que direta ou indiretamente irá beneficiar a todos.
Espero que diante de tamanho investimento, “a praga dos capuchinhos”abaixo citada, não atinja os mortos, já que os vivos há séculos convivem com essa maldição.
Parabéns a turma da SECOF, por sua ousadia e coragem como grande empresário e empreendedor.
Túmulos
Monumento da Fé, visão privilegiada
A lenda dos Capuchinhos de Jeremoabo/Ba.
No inicio a cidade recebeu um grupo de capuchinhos ligados a igreja católica. Eles que foram para lá com o intuito de catequizar a população, que mesmo já sendo religiosa precisava ser acompanhada de perto.
O povo da cidade conta que existe uma lenda antiga passada de pai para filhos lá. É que no inicio da cidade alguns moradores, não se sabe o porquê, deram uma surra nos capuchinhos e que devido aos maus tratos teriam tirado sangue deles.
Um deles teria se ajoelhado no meio da rua, olhado para cima rogado uma praga, “de que Jeremoabo só cresceria como rabo de cavalo”.
Alguns moradores hoje acham que a situação porque passa a cidade sem desenvolvimento, sem trabalho para os jovens e que todos os prefeitos que já passaram pela cidade, tiveram e têm alguns ainda têm processos na justiça.
Jeremoabo ficou então conhecida como a “Terra do Já Tinha”.
Tinha coletorias fechou, Posto do INSS fechou, Posto rodoviário fecharam, clubes fecharam, e tantos outros órgãos estaduais e federais que foram fechados.
Essa é a Lenda dos capuchinhos de Jeremoabo na Bahia.
Link http://www.dimasroque.com.br/2011/07/lenda-dos-capuchinhos-de-jeremoaboba.html