quinta-feira, outubro 16, 2025

m Sergipe, a máxima “Mateus, primeiro os meus” está na moda

 em 15 out, 2025 8:18

Adiberto de Souza

Parece que muitos políticos de Sergipe não acreditam nas lideranças que os cercam, pois preferem lançar como candidatos os parentes próximos. Em 2026, teremos vários exemplos de como muitas lideranças são adeptas da máxima “Mateus, primeiro os meus”. Vejam alguns casos: o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), quer reeleger o filhote Ícaro de Valmir (PL) para a Câmara Federal, enquanto o gestor de Laranjeiras, Juca Bala (MDB), sonha em ver o herdeiro Antônio Bala (MDB) na Assembleia. Em Lagarto, o prefeito Sérgio Reis (PSD) vai trabalhar pela reeleição do mano e deputado federal Fábio Reis (PSD), e o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), investirá na reeleição do irmão e deputado estadual Adailton Martins (PSD). O pré-candidato a senador André Moura (União) também deve investir alto na reeleição da filha e deputada federal Yandra Moura (União), enquanto o deputado federal e pré-candidato a senador Rodrigo Valadares (União) sonha em ter a mulher Moana (PL) como sua substituta na Câmara Federal. De todos, contudo, o mais guloso é o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD): além de tentar a reeleição, o fidalgo pretende reeleger a irmã e deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD) e catapultar o primo Cláudio Mitidieri (PSB) para a Câmara Federal. A questão é saber se os sergipanos aprovam quem confunde mandatos populares com cargos de dinastias. Home vôte!

Quer vender

Veja o que publicou o Jornal Valor Econômico: “A rede de shopping centers no Nordeste JCPM, do empresário sergipano João Carlos Paes Mendonça, colocou um processo de venda minoritária na rua, mas, após sondar o mercado, preferiu manter a operação em compasso de espera por conta da expectativa de “valuation” (valor de mercado) abaixo do esperado, apurou o Valor. A percepção é que os juros altos afetaram os preços no momento e não permitem capturar o valor do ativo, que possui shoppings considerados premium”. Em Sergipe, o Grupo JCPM é dono dos Shoppings Jardins, e RioMar Aracaju. Ah, bom!

Canoa alvoroçada

Artigo do jornalista Marcos Cardoso publicado na internet alvoroçou a canoa governistas, aumentando a preocupação de que um racha do grupo ameace a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). O competente articulista levantou a hipótese de, não tendo espaço para disputa o Senado pelo bloco da situação, Edvaldo Nogueira (PDT) pular n’água, nadar até o barco da oposição e se lançar candidato a governador, tendo como postulantes ao Senado os petistas Rogério Carvalho e Márcio Macêdo. Marcos concluir escrevendo que ‘Para 2026, por enquanto, só é permitido especular”. Vale ressaltar, porém, que em política tudo é possível. Creindeuspai



Trem da alegria

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) acusou a gestão d prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), de “inchar” o número de cargos comissionados da Prefeitura com a contratação de 700 novas nomeações, “elevando em 50% a folha de pagamento”. De acordo com a parlamentar psolista, a atitude da gestora escancara a “hipocrisia, a contradição e o desprezo pelo dinheiro público”. Por fim, a deputada afirmou que este “é o retrato de quem dizia combater a velha política, mas hoje repete os mesmos erros”. Arre égua!

Trem da alegria A deputada estadual Linda Brasil (Psol) acusou a gestão d prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), de “inchar” o número de cargos comissionados da Prefeitura com a contratação de 700 novas nomeações, “elevando em 50% a folha de pagamento”. De acordo com a parlamentar psolista, a atitude da gestora escancara a “hipocrisia, a contradição e o desprezo pelo dinheiro público”. Por fim, a deputada afirmou que este “é o retrato de quem dizia combater a velha política, mas hoje repete os mesmos erros”. Arre égua!

https://www.blogger.com/blog/post/edit/25162499/659275012137267244

Em destaque

Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório

  Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório Por  Política Livre 23/01/2026 às 10:22...

Mais visitadas