Publicado em 15 de outubro de 2025 por Tribuna da Internet

Crescimento da aprovação de Lula foi de 5 pontos percentuais
Bela Megale
O Globo
Lideranças políticas alinhadas a Jair Bolsonaro têm recebido um cálculo sobre o desempenho de Lula em pesquisas feitas para partidos de direita. Envolvidos na realização de levantamentos para essas legendas fazem a leitura de que o presidente pode chegar a um teto de aprovação em torno de 55% do eleitorado.
CRESCIMENTO – A aposta dos responsáveis por realizar as pesquisas para esses partidos é a de que a alta rejeição do presidente o impediria de crescer mais. O levantamento mais recente feito para siglas de direita, em outubro, mostrou o crescimento da aprovação de Lula em cinco pontos percentuais.
A alta foi uma das mais expressivas registradas nas pesquisas feitas para partidos alinhados a Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que pesquisas feitas para partidos de direito mostram uma melhora de Lula. Essa tendência vem aparecendo desde julho, quando Donald Trump anunciou o tarifaço sobre produtos brasileiros.
O levantamento divulgado pela Quaest na semana passada mostrou o petista liderando em todos os cenários na disputa presidencial, mas trouxe a rejeição de Lula na casa dos 51%. O líder em rejeição, segundo a pesquisa, foi Eduardo Bolsonaro, com 68%, seguido de Jair Bolsonaro, com 63%, e Michelle Bolsonaro, com 61%.