Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 02, 2025

Descontrolado, Trump inicia sua guerra econômica contra o mundo inteiro


COLOQUE TARIFAS EM PAÍSES E PESSOAS ESTRANGEIRAS QUE REALMENTE NOS QUEREM  MAL” Donald Trump voltou a mencionar o Brasil na segunda (27), ao acusar o  país de adotar tarifas elevadas contra produtosCarlos Newton

Quando Donald Trump tomou posse no dia 20 de janeiro e imediatamente começou a tomar decisões ilegais ou inconvenientes, descumprindo a Constituição ou tratados internacionais assinados pelo governo dos Estados Unidos e ratificados pelo Parlamento, comentamos aqui na Tribuna da Internet que ele estaria agindo como o ator que sempre sonhou ser ou realmente apresentaria sinais de perturbação mental.

Uma semana depois, pode-se dizer, com toda certeza, que não se trata de um ator em cena, mas de um governante claramente perturbado, que compra briga contra adversários poderosos, como China e Rússia, ao mesmo em que pune países historicamente aliados, como Canadá, México, Colômbia e Panamá.

DONO DO MUNDO – Na sexta-feira, dia 31, o governo americano anunciou que Trump determinaria uma tarifa de 25% sobre os produtos do México e do Canadá, juntamente com uma tarifa de 10% sobre os produtos chineses.

Neste sábado, dia 1º, o novo dono do mundo mandou a Casa Branca fazer hora extra para avisar que entram em vigor a partir de terça-feira, dia 4, as tarifas prometidas por Trump a países que o desobedecem.

Assim, o governo canadense foi notificado de que os produtos que exporta para os EUA serão taxados em 25%, com exceção de petróleo e energia, que serão atingidos por tarifa de 10%.

REAÇÃO CAUTELOSA – Os três países vêm reagindo com cautela às insanidades de Trump, que está agindo como se não existisse na América do Norte o Nafta, bloco econômico que integra Estados Unidos, Canadá e México. O fato concreto é que o presidente americano está rasgando os acordos celebrados pelos três países, como se não mantivessem relações diplomáticas e comerciais.

Segundo a agência Reuters, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Partido Liberal, centro-esquerda), disse na sexta-feira, dia 31, que o país responderá imediatamente e com firmeza se os Estados Unidos prosseguirem com as ameaças de impor tarifas.

“Estamos prontos com uma resposta – uma resposta proposital, enérgica, mas razoável, imediata. Não é o que queremos, mas se ele seguir em frente, também agiremos”, disse Trudeau durante reunião do conselho consultivo sobre as relações Canadá-EUA, convocada às pressas. 

CHINA SOBRETAXADA – No ano passado, o então presidente americano Joe Biden determinou um aumento de tarifas sobre uma ampla gama de importações chinesas — incluindo semicondutores, baterias, painéis solares e minerais estratégicos — em uma tentativa de fortalecer a indústria americana em plena corrida eleitoral.

Biden criou sobretaxa ainda sobre carros elétricos, aço e alumínio, produtos médicos e guindastes portuários. No conjunto, as medidas devem afetar cerca de US$ 18 bilhões em importações anuais da China, segundo a Casa Branca.

Biden perdeu a eleição e agora Trump impõe mais 10% sobre importações chinesas, indistintamente, e ataca também países aliados. É evidente que isso causará uma reviravolta no comércio mundial.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É só o início. Enquanto Trump não for submetido a rigoroso tratamento, a esculhambação reinará nesse mundo cão. Se Lula ficar calado e Trump esquecer o Brasil, já será um grande negócio para nós, porque poderemos aumentar nossas exportações para os Estados Unidos, que têm superávit conosco, e também para a China, que compra muitas commodities norte-americanas. Todo cuidado é pouco (C.N.)


Em destaque

Atire a Primeira Pedra o Gestor que Nunca Pagou uma Multa nos Tribunais de Contas

O eleitor de Jeremoabo deve compreender que um cidadão só pode ser considerado culpado quando um processo transita em julgado. Antes disso, ...

Mais visitadas