Prefeito eleito de Cipó e vice são denunciados por compra de votos
Prefeita de Carira pode ser afastada do cargo
Promotor público concedeu entrevista ao Jornal da Manhã
Governo não repassa verba para presídios e o ministro Cardozo (aquele que prefere morrer) se omite.
Excelente reportagem de Isabella Lacerda, do jornal O Tempo, mostra que Minas Gerais não recebeu nenhum centavo dos R$ 111 milhões anunciados no primeiro semestre deste ano pelo governo federal para o aperfeiçoamento do sistema penitenciário brasileiro.
De acordo com o subsecretário de Administração Prisional do Estado, Murilo Andrade, o governo de Minas mantém a expectativa de receber parte desse montante – R$ 12 milhões -, até o fim do ano, para investimentos na área.
Cardozo prefere morrer…
Pedro do Coutto
A direção nacional do PT divulgou documento criticando o Supremo Tribunal Federal pelo julgamento dos principais acusados pelo mensalão de 2005, quando o fato veio à tona, e apontou partidarização da Corte. Uma contradição, pois partidarização implica na existência de correntes diversas de pensamento. Logo, o Partido dos Trabalhadores colocou a divisão do tema, sobretudo porque ministros optaram pela condenação e outros pela absolvição.
.
PCdoB FIRMA POSIÇÃO ... PRISÃO DE ZÉ DIRCEU E GENOÍNO: REVOGAR A SENTENÇA INJUSTA.
Dirceu recorre para ter passaporte de volta
A
defesa do ex-ministro José Dirceu recorreu da decisão do relator do
mensalão, Joaquim Barbosa, que determinou a entrega do passaporte dos
condenados no julgamento, além de proibir a todos que se ausentem do
país sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal
(STF). “Uma decisão cautelar contra 25 réus não pode ser genericamente
justificada pelo comportamento de 'alguns dos acusados', sem que sejam
individualizados aqueles que adotaram a tal atitude 'incompatível'. Ora,
a Constituição admite que um réu sofra medida cautelar por conta de
'comportamento incompatível' adotado exclusivamente por outro acusado?
Aí reside gravíssimo equívoco da decisão, genérica porque não
individualiza o comportamento de nenhum acusado”, argumentam em agravo
regimental os criminalistas José Luís Oliveira Lima e Rodrigo
Dall'Acqua. Segundo a defesa, a determinação de Barbosa “fere o bom
senso e se afasta das regras que permeiam o Estado Democrático de
Direito”. Informações do Estadão.
PODEROSOS E "PODEROSOS" NO MENSALÃO (Paulo Moreira Leite)
PROCESSO EM QUE ESPOSA DE NOBLAT É RÉ, MAS NÃO SAI NO PIG
DOU divulga aposentadoria do presidente do STF, Ayres Brito
O decreto, válido a partir de amanhã (17), é assinado pela presidente Dilma Rousseff
O julgamento de Dirceu acabou; vamos agora ao do Supremo
Este julgamento tem que ser simplesmente anulado. Diante de um Supremo Tribunal que ameaça as bases do Direito objetivo brasileiro, o Senado da República deve ser chamado a atuar. A cidadania não pode ficar à mercê de burocratas togados que se servem de interesses políticos, e não da lei. -- Ação Penal 470 e o triângulo de quatro pontasOs Estados Democráticos de Direito adotam a concepção de que o sistema processual (para que se tenha um processo justo), deve supor uma relação triangular entre acusação, defesa, Juiz e garantir o desinteresse pessoal do juiz, a respeito do que está em jogo no processo. A pressão exercida de forma massificante pela mídia para a condenação dos réus da Ação Penal 470 introduziu uma quarta ponta neste triângulo. O “partido nazista” nos processos da Alemanha de Hitler e o “partido stalinista” na URSS eram a “quarta ponta do triângulo” nas suas respectivas épocas. O artigo é de Tarso Genro.
A democracia segundo o STF
A judicialização das posições políticas da direita explica a sintonia entre o STF e os grupos midiáticos, bem como a cadência do julgamento e as sentenças na Ação Penal 470. Que esquerdistas aproveitem para “exigir o fim de todas as quadrilhas políticas”, surfando na onda de arbitrariedades jurídicas, só um insensato oportunismo pode explicar.
De virgens e putas
São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, abriga a maior população indígena do Brasil, com 22 etnias. Lá, é possível comprar a virgindade de uma indiazinha de 10, 12 anos por uma caixa de bombons. Como nas aldeias ninguém tem biotipo europeu, acesso à internet ou valor de mercado, o assunto não vai invadir redes sociais como o caso da jovem catarinense que decidiu leiloar a própria virgindade. --
Luiz Fux vai saudar Joaquim Barbosa na sua posse como presidente do STF www.jb.com.br/.../luiz-fux-vai-saudar-joaquim-barbosa-na-sua-posse-como- presidente-do-stf/
As lições do mensalão
(Continuação do prefácio para o livro sobre Mário David Andreazza, ministro dos Transportes nos governos Costa e Silva e Garrastazu Médici e ministro do Interior no governo João Figueiredo)
Nem tudo eram obras e realizações. Havia mil obstáculos laterais a enfrentar. Um deles, o da repressão, mesmo nos tempos em que Costa e Silva procurava neutralizar os seus radicais. Andreazza sofria ao saber que abusos começavam a acontecer com mais intensidade, bem antes da decretação do AI-5. Aconteciam também por provocação da esquerda furibunda, aquela que trocava as passeatas por assaltos a bancos e ações violentas.
Costa e Silva
Francisco Vieira
Cálculos apresentados pela entidade Small Arms Survey, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado este ano, indicam que o comércio de armas como pistolas e rifles brasileiros tornaram o Brasil o quarto maior exportador desses tipos de armas do mundo, e as principais vendas são feitas para Estados Unidos, Malásia, Reino Unido e Alemanha.
Ainda segundo a entidade, os principais importadores mundiais são EUA, Grã-Bretanha, Austrália, Arábia Saudita, Alemanha, Canadá e França.
Israel bombardeia sede do governo do Hamas em Gaza
Edifício havia sido visitado horas antes pelo premiê egípcio Hisham Qandil, que está na região para negociar a pazConstrução de hotel na Reserva de Marapendi revolta cariocas
População da Barra da Tijuca convoca protesto contra o resort na
Todos fomos aliados de Maluf, afirma Lembo
Cassação de réus condenados divide ministros no Supremo
Macarrão fez 73 ligações para Eliza Samudio no dia do sequestro
Foto: Reprodução
Em decisão unânime, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça concedeu mandado de segurança em favor da Empresa Folha da Manhã S/A – que edita a Folha de S. Paulo – e do jornalista Fernando Rodrigues, para obrigar o governo federal a informar seus gastos com publicidade por categoria, agência, veículo e tipo de mídia. Os dados devem ser fornecidos em até 30 dias.
Justiça retira
o redutor da aposentadoria
de professora
STJ mandou o INSS pagar o benefício especial para uma professora, sem o desconto do fator previdenciário
a partir de quarta
Prisão para Dirceu e violência entre Israel e Hamas marcaram semana
Nesta semana o STF decidiu as penas de José Dirceu, Delúbio Soares e Genoino, cresceu a violência entre Israel e Hamas e a zona do euro voltou a mergulhar oficialmente na recessão econômicaDirceu recorre para reaver passaporte
Recurso pede a devolução do documento e o fim da proibição de ausentar-se do País sem autorizaçãoTricolor quer bater Timbu e torce contra o Botafogo
Kleina lança Mazinho e Maikon Leite na equipe contra o Flamengo
Brasil pega Espanha pela 5ª vez em final por título mundial de futsal
Corinthians enfrenta Inter quase pronto para o Mundial amanhã
Neymar tenta contra o Figueira esquecer pênalti perdido nos EUA
St-Pierre disputa cinturão e chance de encarar Anderson Silva
defendida por ministro
na hora certa
Ex-porta-voz de Lula pede, na Folha, liberdade para Dirceu
Se o STF determinar, AGU vai cobrar
Segundo o advogado-geral Luís Inácio Adams, AGU irá cobrar recursos desviados pelos réus da Ação Penal 470 se a medida for determinada pelo STFBarbosa manda Congresso analisar orçamento do MP
Segundo o ministro, proposta orçamentária para 2013 havia sido encaminhada por Roberto Gurgel e retirada pelo Executivo, numa afronta à autonomia entre os poderesMarcado para morrer, Azeredo diz que não fez "mensalão"
Em nota, o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo afirma que, no seu caso, não houve compra de votos e diz que não teve qualquer responsabilidades pelas questões financeiras ligadas à sua campanha de 1998; já é uma defesa preventiva do deputado em relação à pressão para se julgue também o escândalo tucanoLuiz Fux vai saudar Joaquim Barbosa na sua posse como presidente do STF
País
Luiz Fux vai saudar Joaquim Barbosa na sua posse como presidente do STF
BRASÍLIA - Embora o protocolo do Supremo Tribunal Federal preveja que o decano da Corte faça o discurso de saudação do presidente que se empossa, o ministro Joaquim Barbosa será saudado pelo ministro Luiz Fux, e não por Celso de Mello - o atual decano. De acordo com o Cerimonial do STF - que concluiu nesta sexta-feira o roteiro da solenidade - o protocolo foi alterado porque, a partir deste sábado, o presidente interino passa a ser o vice-presidente Joaquim Barbosa, que será formalmente empossado pelo decano, que estará presidindo a sessão solene.
As informações correntes no STF são de que foi o próprio Joaquim Barbosa - que terá como vice-presidente nos dois anos de mandato, pelo sistema de rodízio, o ministro Ricardo lewandowski - convidou o ministro Fux para que fizesse o discurso de recepção. O ministro Fux - no conturbado julgamento da ação penal do mensalão - tem acompanhado praticamente todos os votos do ministro-relator Joaquim Barbosa, inclusive na fixação das penas dos condenados.
Em 2006, a ministra Ellen Gracie tomou posse na Presidência do Supremo também na condição de presidente interina, e ocorreu a mesma mudança no protocolo. Na época, a sessão solene de posse também foi presidida pelo decano, que era então o ministro Sepúlveda Perence. Ellen Gracie foi então saudada por Celso de Mello, que era o segundo ministro mais antigo.
Convidados
O Cerimonial do STF expediu cerca de 2.500 convites para a solenidade de posse de Joaquim Barbosa, na próxima quinta-feira, dia 22 - mil a mais do que o número dos convites expedidos para a posse, em abril deste ano, de Ayres Britto.
Conforme o "roteiro detalhado da solenidade" do Cerimonial, depois da exceção do Hino Nacional, o ministro Joaquim Barbosa - como presidente interino - convidará o decano, Celso de Mello, para presidir a sessão.
Este, então, convida Barbosa a prestar o compromisso de posse, e logo depois declara empossado o novo presidente. Na sequência da solenidade, Joaquim Barbosa empossa - já como presidente - o novo vice-presidente, Ricardo Lewandowski.
Na sequência da solenidade, falam o ministro Luiz Fux (em nome do STF); o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante. O ministro Joaquim Barbosa faz então o seu pronunciamento como presidente empossado.
Aposentadoria
O decreto da aposentadoria do ainda presidente do STF, Carlos Ayres Britto, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, e é válido a partir desta sábado. O ministro aposenta-se compulsoriamente porque completa 70 anos no próximo domingo (18). Ele ficou apenas pouco mais de seis meses no cargo, e não conseguiu - como desejava - fazer a proclamação final do julgamento da ação penal do mensalão.
Nesta sexta-feira, Ayres Britto despachou no seu gabinete. Na sua agenda, estavam marcadas audiências concedidas ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raimundo Damasceno, e ao advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
CNJ aprova criação de banco de dados sobre punições a jornalistas
STF: a comédia que poderá se tornar tragédia para os réus
Mensalão: Julgamento do STF Pode Não Valer - Lex Doutrina
Carlos NewtonDomingo é dia do Conselheiro Tutelar. Saiba mais sobre a atividade exercida por ele
Os Conselheiros Tutelares são pessoas que são eleitas para uma gestão de três anos e têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. É uma função pública e deve ser revestida de valores éticos e respeito aos direitos humanos.
O Conselheiro Tutelar tem é educador na comunidade - sua postura é de orientar, encaminhar as situações, apresentar, e ser mediador de conflitos. E deve ter sempre o compromisso com o acompanhamento, avaliação e resultado de suas ações; iniciativa e criatividade para responder às demandas; para buscar formas de envolver a comunidade e o poder público no desenvolvimento de seu trabalho; na sua disponibilidade para o exercício do cargo.
O Conselheiro Tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades, histórias de vida complexas, confusas e diversificadas.
O Conselho Tutelar é um órgão público comunitário encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O marco legal do Conselho Tutelar (CT) é o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8069/90), que completou 22 ano, que estabelece a concepção da garantia dos seus direitos como prioridade absoluta, sujeitos de direitos e proteção integral.
Além de conversar sobre o dia nacional do Conselheiro tutelar estará em pauta também a falta de estrutura enfrentada pelos conselhos na gestão municipal como: Falta de material de expedientes, telefone fixo cortado constantemente, falta de segurança, falta de internet, prédios em péssimas condições de trabalho cupim e a ferrugem acabando com tudo.(Fonte: O Imparcial)