No ano em curso acontecerão às eleições municipais em todo o Brasil e nos Municípios de pequeno e médio porte impera-se questões políticas na sua forma aguda, o que não é visto nos Municípios de grande porte, especialmente nas Capitais, em razão do dia a dia enfrentado pelos cidadãos ali residentes, independente de sua classe social. Quem frequentar uma roda de amigos em Salvador que não sejam vinculados a agremiação partidária, se discutirá sobre tudo, menos sobre política.
Há no Brasil uma espécie em extinção que logo passará a ser tratado pelo IBAMA, é o político republicano, aquele que se preocupava com a Nação, o desenvolvimento econômico como forma de proporcionar o bem estar social, o combate às desigualdades, dentro da ótica do seu pensamento político-filosófico, independentemente do matriz de sua vinculação, se liberal, conservador e etc.... Para aqueles, o Estado em qualquer de seus níveis na Federação se constitui em instrumento do cidadão, e não banca de negócios.
Político republicano na historiografia nacional, do Brasil Colônia ao Brasil do ano 2012, teria uma constelação para citá-los. Destaco Ruy Barbosa, e da história recente tiramos alguns nomes como exemplo como o Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Leonel Brizola, Josaphat Marinho, Waldir Pires, Fernando Santana, Teotônio Vilela (pai), Pedro Simon, Mário Covas e Luiz Inácio da Silva, o maior dos contemporâneos.
Como tratamos de eleições municipais e estamos no sertão da Bahia e em Paulo Afonso, entre nós, cito nomes como João Gonçalves de Carvalho Sá, conhecido como Carvalho Sá, que embora de família de posses (filho do Cel. João Sá), colocava os interesses da comunidade acima dos seus, Hugo da Farmácia e Lula de Dalvinho, ex-prefeitos de Jeremoabo. Os dois primeiros falecidos, e o último, ainda na pujança de sua existência. Em Paulo Afonso temos nomes de pessoas vivas como o de Abel Barbosa, José Ivaldo de Brito Ferreira, Luiz de Deus, Frederico Fausto Agostinho de Melo, sem se esquecer de Metódio Nunes Magalhães, já falecido, todo, ex-prefeitos e colocaram o interesse público acima do particular e não se localizou em relação a eles, qualquer desvio de conduta. São alguns exemplos e seria imperdoável de minha parte dizer que não teria outros nomes a destacar, alguns pouquíssimos e raros, o que não é possível nomeá-los em um só artigo. Da geração atual na Bahia, e com mandato federal, reservo a palavra político republicano apenas para Emiliano José.
Recorrendo a Odorico Paraguaçu, o Bem Amado, figura cômica criada por Dias Gomes, “deixemos os entretantos e vamos aos finalmentes”.
Em Paulo Afonso temos Anilton Bastos, concorrendo à reeleição para Prefeito, a situação, e as oposições, ainda sem nome definido, vivendo suas próprias contradições.
Por se tratar de eleições municipais, espera-se que se deixem os xingamentos de cunho pessoal e tão comuns em campanhas eleitorais e se discuta com a comunidade os problemas da cidade, as perspectivas de desenvolvimento, geração de emprego e renda e programas de governos. Se for do lado da situação, deverá ser dito o que foi feito, o que se deixou de fazer e o que será feito se mantido o mandato. Já do lado das oposições que nos últimos 03 anos não tiveram um discurso de oposição definido, deverá indicar os recursos que dispunha o atual mandatário e o que deixou de fazer com eles, erros de programas governamentais ou falta de programas, para que não se limite a críticas isoladas ou de caráter meramente pessoal.
O discurso pré-eleição de 2012 em Paulo Afonso tem ficado pela imprensa identificada com lado político e dirigido para questões pessoais, o que não atende as perspectivas da sociedade. Denunciantes de outrora são ou poderão ser parceiros de hoje, numa ética inconcebível quando se localizar não apenas denúncias institucionais passadas, porém, ofensas passadas a honra de pessoas.
Quanto ao quadro político e composição das forças de oposição é uma incógnita e deixo para apreciação futura, até porque não sei se as oposições sairão unidas ou divididas. Como o atual Prefeito é filiado ao PDT, da base política do Governador do Estado, e as oposições em Paulo Afonso também fazem parte desta mesma base, fica difícil para exercer a arte do adivinho. Tenho para mim que muitas surpresas ainda irão acontecer.
Enfim, que Paulo Afonso de 2012 resgate o político republicano, o que adianto que não deverá acontecer e nos palanques o ataque pessoal irá preponderar sobre as questões locais. É uma pena.
ESTRANHA CASSAÇÃO. Requentando comida aparentemente na geladeira, salvo melhor juízo, a Câmara Municipal de Paulo Afonso instaurou ou irá instaurar processo de cassação de mandato de edil licenciado (fora do exercício do mandato), quando cassação de mandato de legislador municipal somente poderá acontecer para quem esteja no exercício do mandato de vereador, sob pena de inexistência de objeto no processo. Para o licenciado responder a processo de cassação, deverá ser reconduzido ao cargo e desconvocado o suplente que esteja no seu lugar. A explicação é que o vereador que responde a processo penal comete falta de decoro. Ora, se a moda pega, todo vereador que estiver respondendo a processo penal, ação de improbidade administrativa, tiver contas rejeitadas, ou indicado como autor de desvio de conduta por decisão de Cortes de Contas, da CGU ou de Órgãos Estaduais ou Federais, também vai ter que responder a processo de cassação de mandato por quebra do decoro parlamentar.
FRASE DA SEMANA. "É dos homens políticos mudar; mudar é também dos filósofos, e também dos juristas, é de todos os espíritos humanos." Rui Barbosa.
Paulo Afonso, 18 de março de 2012.
Fernando Montalvão. montalvao@montalvao.adv.br
Escritório Montalvão Advogados Associados.
Eliana Calmon dispara contra Justiça baiana
Waldir fala de candidatura e promete dar pitaco na campanha de Pelegrino
Foto: David Mendes / Bahia Notícias
Jurista diz que reprovação de contas não tornará JH inelegível
Celso Castro é advogado de defesa de JH | Foto: Bahia Notícias
Manifesto de militares da reserva critica colegas que atacaram ministras
Texto aponta 'fascistas e saudosos da ditadura' como responsáveis por documento contra ministros
Harém partidário
José Roberto de Toledo
Entenda por que a questão indígena tornou-se grave ameaça à soberania nacional.
Carlos Newton
Carlos Chagas
Pedro do Coutto
Sebastião Nery
Gasto com pessoal: Sinal está quase amarelo para governo da Bahia
'Água para todos': Cisternas de plástico deformam no semiárido
Equipamento feito com polietileno recebe críticas de beneficiados
Governo Dilma é 'incompetente' e 'bate cabeça', dispara Roberto Freire
por Patrícia Conceição
Foto: AL-SP
Preços de imóveis sobem menos no Nordeste
Milton Corrêa da Costa
Liberdade de imprensa
O jornalista Paulo Henrique Amorim não terá que indenizar Daniel Dantas. A juíza de Direito Ana Lúcia Vieira do Carmo, da 19ª vara Cível do RJ, julgou improcedente a ação proposta pelo banqueiro que pedia indenização por danos morais e materiais alegando que o jornalista utilizou seu site para difamar e manipular informações. A magistrada afirmou que não se pode calar a imprensa, "sob pena de calar o próprio povo". Para ela, a liberdade de imprensa, "por mais que contrarie diversos interesses deve ser privilegiada" e este "é o preço para quem pretende viver em um Estado Democrático, como tenta ser este país". (Clique aqui)
Dupla união
STF reconhece repercussão geral em processo que discute a possibilidade de reconhecimento jurídico de uniões estáveis concomitantes (sendo uma delas de natureza homoafetiva e outra, de natureza heteroafetiva), com o consequente rateio de pensão por morte. (Clique aqui)
Decisão do STF acirra guerra fiscal entre governos estaduais
Pivô dos atos secretos, Agaciel Maia é investigado por ocupação ilegal
Atuação do ex-diretor-geral do Senado em esquema de grilagem no DF, onde é deputado, é apurado
Operação Satiagraha
Continua nas mãos do Supremo a Operação Satiagraha. Com efeito, o ministro Felix Fischer negou que fosse preciso aclarar a decisão que admitiu o RExt da PGR contra decisão do STJ que anulou as provas da Operação Satiagraha. O ministro observou que Dantas queria um novo exame da admissibilidade do referido recurso, "situação que não se coaduna com a estreita via dos declaratórios". (Clique aqui)
Seguro de vida
Mortes em casos de suicídio e embriaguez não constituem motivo automático para o não pagamento do seguro. De acordo com o STJ, devem ser comprovadas contratação causada pela premeditação ao suicídio ou embriaguez como causa do acidente. (Clique aqui)
Brasileiras são libertadas por sequestradores no Egito
"Está tudo bem com ela", diz pai de uma das vítimas em entrevista
Anna Ramalho
Brasília em clima de novela das nove
Informe JB
Chico Alencar: Governo sinaliza de que há algo a esconder na Copa
Provas de técnico e analista também foram clonadas
A exemplo do que fez com gabarito de consultores, FGV manteve mesma sequência de respostas para a maioria dos demais cargos em concurso do Senado
Câmara instala subcomissão para acompanhar megafusões
Casagrande teme ‘morte súbita’ do Espírito Santo
Câmara vota liberação de bebidas na Copa
Improbidade
A 2ª turma do STJ manteve a condenação de Delúbio Soares de Castro, ex-tesoureiro do PT, pelo crime de improbidade administrativa. Delúbio recebeu, por vários anos, o salário de professor da rede pública de Goiás sem ter exercido suas atividades em sala de aula e sem estar legalmente afastado. (Clique aqui)
O comentarista José Guilherme Schossland, sempre presente, mostra que em 2010 já encontrávamos um pequeno esboço do quadro atual da questão indígena, conforme o blog horaciocb.blogspot.com.br/, que divulga este importante artigo.
CNJ impede pagamento simultâneo de precatórios e honorários. (Clique aqui)
TJ/SC - Comerciante é condenado por ruídos noturnos que atrapalham o sono alheio. (Clique aqui)
Carlos Newton
Desembargadores têm benesses que vão de frutas frescas a carros
ANDERSON TIMÓTEO/Agência Estado
Alckmin declara apoio 'como militante' a Serra na disputa à prefeitura de São Paulo
Romário diz: roubos marcarão Copa
CNJ ainda não retomou inspeção no TJ
Confira como acumular pensão
e aposentadoria
Quem recebe pensão, mas tem condições de se aposentar, pode acumular os dois benefícios e ganhar acima do teto do INSS
crédito mais barato
Banco do Brasil e Caixa vão cortar juro de bom pagador
Ibicaraí é o município baiano com a pior gestão fiscal e aplicação de recursos públicos
Município tem 30 mil habitantes e arrecada pouco mais de R$ 2 mi
PSDB elogia postura de Neto ao admitir ser vice de Imbassahy
Presidente estadual da legenda, Sérgio Passos, afirmou que "atitude fortalece o projeto das oposições em Salvador"
Um Brasil de municípios que não se sustentam
Levantamento realizado aponta que 83% das cidades do País não conseguem gerar 20% de suas receitas e sobrevivem quase que exclusivamente de repasses feitos pelos governos estaduais e, principalmente, pelo Governo Federal
comentáriosEconomia
Jac Motors lança novo carro com presença de Wagner
Fábrica na Bahia deve começara a ser construída em maio; em funcionamento, serão montados 100 mil carros por ano e gerando 3,5 mil
comentáriosPoder
Segunda Abolição
PEC do Trabalho escravo será votada antes do 13 de maio; proposta estabelece a expropriação de terras que abrigarem o trabalho escravo
comentáriosSalvador
Plano de Cargos e Vencimentos em xeque
Servidores da Transalvador protestam na manhã desta segunda-feira contra perdas no novo Plano de Cargos; às 14h tem assembleia geral com indicativo de greve
comentáriosSalvador
Cuidado com golpe do atravessador
Prefeitura de Salvador alerta população para falsos intermediadores de programa Minha Casa Minha Vida; denúncias dão conta que atravessadores cobram inadvertidamente por adesão ao programa, que é gratuita
comentáriosEconomia
Preço de medicamentos vai subir até 5,85%
Reajuste foi autorizado, hoje, pelo Governo Federal; aumentos poderão ser feitos a partir do dia 31 de março
comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário