por Jade Coelho
A Anvisa concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas, ao imunizante do laboratório Pfizer/Biontech.
A informação foi publicada no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na manhã desta terça-feira (23).
Se trata de aprovação do uso definitivo do imunizante. A agência aprovou o uso emergencial de outros dois, a vacina Coronavac, desenvolvida em uma parceria com Butantan com a Sinovac, e a Covishield da Universidade de Oxford, Astrazeneca e Fiocruz.
O órgão informou que após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, decidiu pela concessão do registro do imunizante.
“O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”, disse o Diretor-presidente da agência Antonio Barra Torres.
O texto divulgado pela Anvisa destaca que entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a agência brasileira é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com sete locais de fabricação certificados.
O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão, acrescentou a diretora Meiruze Freitas.
Bahia Notícias