sábado, outubro 31, 2020

Dois anos depois, fica evidente que foi um grande erro não termos elegido Ciro Gomes

 


Trégua entre Lula e Ciro agita cenários da sucessão em Fortaleza - Política  - Diário do Nordeste

Conversa de Ciro e Lula foi articulada por Camilo Santana

José Vidal

Eu não critico escolhas de candidatos, somente as opiniões sobre os motivos que levaram à escolha. Em 2022, no caso de elegermos no primeiro turno dois candidatos que se enfrentem na final e se forem Bolsonaro e um petista, que para mim são as piores escolhas (na eleição de 2018 já tinha comentado isso), os que não torcem fanaticamente por nenhum dos lados, como nós, ficarão novamente num dilema.

Particularmente, com bastante decepção e a vontade de eximir-me, caso ocorra a hipótese levantada aqui por Antonio Fallavena (Bolsonaro e um petista), escolherei o lado menos ruim. E, no meu modo de ver, o lado pior é o do governo atual.

CORRUPÇÃO DIFICULTADA – Com as doações empresariais proibidas, o fortalecimento de instituições como a Polícia Federal e o Ministério Público e o avanço da tecnologia, ficou mais difícil a corrupção material.

A corrupção moral, infelizmente, continuará, como diz Zenobio Santos de Souza. É muito difícil para qualquer pessoa, mesmo com ótimas intenções, mudar o status quo.

Diante disso, já escrevi e repito, Ciro Gomes é o candidato potencial que tem as melhores ideias de um plano para o desenvolvimento do país. E é um defensor ferrenho da educação.

RELAÇÃO COM LULA – Quanto à aproximação de Ciro Gomes a Lula, nada de concreto está acontecendo, pois a conversa entre os dois, intermediada pelo governador cearense Camilo Santana, se deu no início do mês passado e, pelo que tenho lido e ouvido, não foi concretizada nenhuma aliança. O acordo que houve foi de um pacto de não agressão entre os candidatos do PT e PDT em Fortaleza.

Ciro Gomes é o único político que fala em romper com algumas coisas estabelecidas e isso incomoda muita gente que diz apoiar mudanças, desde que tudo continue como está. Essa gente até preferiria a volta do PT a Ciro. Me lembra muito a opção feita quando Brizola se candidatou à presidência.

UM ÓTIMO GESTOR – Podem achar que Ciro é antipático, arrogante etc., mas não se pode dizer que ele seja incompetente, pois já provou ser um ótimo gestor quando exerceu cargos públicos. Quando ele renunciou às aposentadorias a que teria direito, também mostrou um desprendimento que poucos políticos ousam exibir.

Outra coisa que me agrada é o seu firme posicionamento nas coisas. Ele fala com franqueza e isso desagrada às pessoas, mas fala com inteligência. Eu gosto. E qualquer pessoa sabe que para um candidato que seja da ideologia centro para a esquerda só terá chance se puder contar com os votos dos eleitores do PT (os moderados, porque os fanáticos repudiam Ciro).

Enfim, se outro candidato aparecer e defender ideias semelhantes a de Ciro Gomes, aplaudirei, porque as pessoas não importam, o que interessa mesmo, o que é fundamental e que fica são as ideias.