sábado, outubro 31, 2020

Nesta terça-feira, das urnas americanas poderá sair um novo caminho para a humanidade

Posted on 

Joe Biden On Stranded Trump Supporters: "The Longer He's In Charge, The More Reckless He Gets" | HillReporter.com

O democrata Joe Biden continua à frente nas pesquisas

Pedro do Coutto

O título reflete em síntese o que penso a respeito do confronto direto entre as posições de direita e as do centro reformista. Na direita encontram-se fortes correntes extremistas . No cento reúnem-se as vertentes da moderação do poder e aquelas sintonizadas com reformas socioeconômicas, cada vez mais urgentes e relegadas no tempo.

A ciência levou o ser humano em 1969 a pisar na Lua, um grande salto para a humanidade que deveria ter sido acompanhado por reformas sociais. Afinal de contas, já são mais de 50 anos.

AVANÇO CONSERVADOR – A ascensão de Donald Trump à Casa Branca marcou sem dúvida um avanço conservador, que em muitos casos inclui a extrema ideológica na qual se incluem forças de conotações essencialmente antidemocráticas. Não que Trump não pratique a democracia. Mas sua ideia generaliza condições de retrocesso em várias partes do mundo sobretudo no Brasil. 

Portanto, a meu ver, uma vitória de Joe Biden significará uma acentuada descompressão para que o desenvolvimento econômico produza, não só a riqueza, mas o avanço nas etapas politicamente liberais.

EXTREMA ESQUERDA? – Como se sabe, a posição de extrema esquerda desapareceu no universo, exceção da Coreia do Norte e Cuba, mas deixou  de ser um projeto de poder em países como a China e a Rússia. São dois regimes ditatoriais, não há dúvida, porém que abandonaram a ortodoxia ideológica há pelo menos três décadas.

O Comunismo passou a condição de verdadeiro tigre de papel. Mas a extrema direita atual é muito mais ameaçadora, numa forma que assusta as pessoas que têm o pensamento voltado para a democracia e para a liberdade.

POLÍTICA DESUMANA – A extrema direita só tem a oferecer a ilusão calcada na força e na injustiça. Não tem compromissos com  o ser humano, velho conhecido nosso, cuja presença no universo político deve ser eternizada e revestida do respeito entre o poder e as classes sociais que sobrevivem sofrendo a pressão dos preços, do congelamento de salários, num processo sobre o qual recai a inflação disfarçada que tantos efeitos negativos traz sobre as classes sociais.

Portanto, acredito em uma vitória de Joe Biden cujo reflexo será bastante forte numa série de países, entre eles o Brasil. A política conservadora do governo Bolsonaro está contaminando o país. Das urnas americanas poderá surgir um novo caminho para a humanidade.