Equipamentos numa das avenidas de Aracaju: SMTT reduziu limite de velocidade e não fez campanha educativa |
Chegará a 100 o número de equipamentos que controlam a velocidade dos veículos que já estão sendo instalados pela Prefeitura de Aracaju. Além dos equipamentos que controlam a velocidade, que geram multa em caso de desrespeito ao limite máximo de velocidade estabelecido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da PMA (SMTT), também serão instaladas 12 câmara de monitoramento de trânsito em pontos estratégicos da cidade. As câmaras servirão para auxiliar a SMTT na fiscalização, mas não será fator preponderante para multar o motorista infrator, segundo informou a Assessoria de Comunicação da SMTT.
A iniciativa da PMA tem gerado polêmica, mas a SMTT garante que a grande maioria dos equipamentos foi instalada por solicitação da própria população devido aos excessos praticados por um elevado número de motoristas nas vias de maior movimentação. Funcionarão, a partir do final do mês de janeiro, 40 radares, 40 equipamentos mistos, instalados nos semáforos, 20 lombadas eletrônicas e as 12 câmaras de monitoramento (Conheça detalhes dos locais específicos de cada equipamento no box abaixo).
O motorista deve ter maior atenção e, principalmente, em cinco pontos específicos, cuja velocidade máxima está limitada em 40 km/h, embora tratando-se de radares e equipamento misto, associado ao semáforo: cruzamentos da avenida Augusto Maynard com a rua Itabaiana - equipamento misto associado ao semáforo, e cinco radares: avenida Matadouro, cujo equipamento está instalada em frente ao número 808, avenida Santos Dumont (Coroa do Meio), em frente à Cantina D´Itália, um na Passarela do Caranguejo (Praia de Atalaia) e outro na avenida Juscelino Kubitscheck, próximo à rua Gumercindo Bessa. Nas 20 lombadas eletrônicas, a velocidade máxima está limitada em 40 km/h, enquanto na grande maioria dos radares e dos equipamentos mistos a velocidade máxima é de 60 km/h.
Para instalar os novos equipamentos, a Prefeitura de Aracaju, segundo informações da Assessoria de Comunicação da SMTT, realizou processo de licitação do qual duas empresas saíram vencedoras, entre as seis inscritas. A partir da licitação, as empresas Splic, de São Paulo, e Copp de Santa Catarina, começaram a instalação dos novos equipamentos em pontos estratégicos da cidade. Além de lombadas eletrônicas e fotossensores, a SMTT também instalará câmaras que vão monitorar todo o tráfego em 12 pontos estratégicos da cidade, entre eles a Praia 13 de Julho, e avenidas Hermes Fontes, Tancredo Neves, Beira Mar, Pedro Calazans, Barão de Maruim e Francisco Porto.
Segundo o jornalista Jairo Almeida, da Assessoria de Comunicação da SMTT, as câmaras não serão utilizadas para aplicar multas ao motorista infrator, mas para coibir as infrações de trânsito. Conforme revelou, ao flagrar situação irregular, a SMTT adotará medidas para identificar o motorista e orientá-lo sobre a infração. A multa só será aplicada se houver resistência por parte do motorista, enaltece o jornalista.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, Aracaju possui 35 equipamentos que controlam velocidade, entre fotossensores e lombadas eletrônicas, e outros 65 já estão sendo instalados pelas empresas que venceram a licitação realizada pela Prefeitura de Aracaju. Todos os equipamentos deverão entrar em funcionamento no final do mês de janeiro. Antes, no entanto, a PMA fará uma divulgação massificada levando à população informações sobre o tipo dos equipamentos e os locais onde estão instalados, destacando a velocidade máxima permitida em cada trecho.
A movimentação da SMTT para instalação dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade chamou a atenção do deputado federal José Carlos Machado (DEM), que criticou as novas medidas e anunciou interesse de solicitar informações à PMA a respeito de todo o procedimento. A manifestação do parlamentar gerou insatisfação na SMTT. As pessoas criticam sem saber a realidade. Basta que as pessoas procurem a SMTT para melhor se informar a respeito da questão, orienta Jairo Almeida.
O jornalista informa que, além de atender pleito da comunidade, a SMTT também realizou estudo técnico antes de definir os locais para instalação dos novos equipamentos. A comunidade solicita quebra-molas, mas a SMTT entende que quebra-mola atrapalha o trânsito e, então, adotou a alternativa de instalar as lombadas eletrônicas, enfatizou o jornalista.
Entre os novos locais monitorados pelos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade, está a orla, entre a Coroa do Meio e a Passarela do Caranguejo, onde já estão instaladas duas lombadas eletrônicas e radares que estabelecem em 40km/h a velocidade máxima permitida.
Cássia Santana - cassiasantana@jornaldodiase.com.br
Fonte: Jornal do Diase