Brasília. O presidente Lula nega um terceiro mandato por mais que tenha a alta aprovação popular. Lembra a inconstitucionalidade da questão e prega a alternância de poder. Mas amigos e aliados não descartam, entreouvidos, a possibilidade de Lula tentar novo mandato em 2014.
O cenário pode ser favorável. O petista estaria longe do Palácio do Planalto pelo intervalo de um mandato - que pode ficar com um aliado seu ou com algum tucano, como mostram as pesquisas atuais. Em 2014, em plena Copa do Mundo, e um mês depois de encerrado o evento, Lula voltaria às ruas como candidato. No currículo, a popularidade e, independentemente do resultado da Seleção Brasileira, a paternidade do evento estaria na sua plataforma. Se o Brasil for hexacampeão pode ser melhor ainda.
A questão da Copa ajuda, mas talvez não seja o carro-chefe de uma eventual candidatura - avalia o deputado federal Devanir Ribeiro, amigo íntimo de Lula. - Nunca conversei com o presidente sobre 2014. Mas acho que seria uma boa, sim. (L.M.)
Fonte: JB Online