O primeiro turno das eleições gerais está marcado para o dia 4 de outubro
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado no dia 4 de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro. As eleitoras e os eleitores escolherão entre as candidatas e os candidatos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República; governador e vice-governador; duas candidatas ou candidatos para o cargo de senador da República; deputado federal; e deputado estadual.
Para quem o voto é obrigatório e para quem não é?
A votação é obrigatória para quem tem entre 18 e 70 anos de idade. Para as pessoas analfabetas, jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos o voto é facultativo, ou seja, é um direito, mas não uma obrigação. Nesse caso, não será necessário justificar a ausência às urnas, pois não há qualquer tipo de penalização pelo não comparecimento.
Qual é a idade mínima para tirar o Título Eleitoral?
Adolescentes com 15 anos completos já podem realizar o alistamento eleitoral (tirar o Título de Eleitor), conforme Resolução TSE n° 23.659/2021. Mas atenção! Para votar nas eleições, é preciso ter 16 anos completos até a data do primeiro turno.
Importância do Título Eleitoral para os jovens
✅Caso tenha prestado vestibular ou feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante ou o estudante aprovado deverá ter o Título Eleitoral, documento obrigatório para fazer a matrícula em universidades públicas e privadas.
✅Estudantes universitários podem ganhar até 30 horas extracurriculares, por turno, ao trabalharem nas eleições, desde que a faculdade ou universidade - seja pública ou privada, com o ensino presencial ou à distância - tenha aderido ao Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga).
❌Se a pessoa não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, ela não poderá obter documentos como passaporte ou carteira de identidade. Também ficará impossibilitada de tomar posse em concursos públicos e não conseguirá realizar empréstimos e financiamentos (inclusive estudantis) em bancos públicos.
✅Com o Título Eleitoral nas mãos, os jovens têm a chance de votar e escolher seus representantes. A eleição é uma oportunidade de expressar expectativas e reivindicar aquilo que consideram necessário para o futuro.
Atendimento
Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral, mas, em caso de emissão de Título de Eleitor, será necessário comparecer ao Cartório Eleitoral no prazo de 30 dias. No Paraná, o atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Em ambos os casos, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Documento oficial de identidade com foto;
CPF (se houver);
Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título).
Perfil das eleitoras e dos eleitores
Em todo o território brasileiro, há 154.976.586eleitoras e eleitores, dos quais 8.388.458 são paranaenses, de acordo com estatísticas de outubro de 2025 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Voto obrigatório e facultativo no Paraná | |
Obrigatório | 7.361.832 pessoas |
Facultativo | 1.026.626 pessoas |
Curitiba é a cidade com maior eleitorado no Paraná, composto por 1.371.979 pessoas, seguida por Londrina (381.991), Maringá (290.288), Ponta Grossa (250.640), Cascavel (231.936), São José dos Pinhais (217.230) e Foz do Iguaçu (199.322).
Gênero
- Feminino: 4.4431.140 (53%)
- Masculino: 3.957.290 (47%)
Dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato via Disque-Eleitor pelo número 0800 640 8400 ou WhatsApp (41) 3330-8500 ou procure um Cartório Eleitoral. Os endereços e e-mails dos Cartórios Eleitorais do Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR ao clicar em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e em “Zonas Eleitorais”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
