segunda-feira, fevereiro 17, 2025

Degradação da política arruinou a coligação que Lula tinha negociado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à dir.) na cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo. Ao seu lado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Lira conseguiu manipular Lula nos dois anos iniciais

Janio de Freitas
Poder360

Um contraste com enorme eloquência. Os contrários ao presidente Lula entraram no terceiro ano do mandato presidencial com pressão total, a que não faltam indícios de coordenação –empresariado, economistas financeiros, congressistas da oposição e parte da mídia.

Por seu lado, o próprio Lula, o ministério e o PT mantêm a passividade de quem sequer percebesse a existência de adversários.

PARALISIA OFICIAL – A inoperância é a mais forte das impressões dadas pelo governo, como um todo. Novidade é a sua extensão ao confronto político mais aceso, que foi especialidade dos petistas.

Nem para estranhar ou explicar a queda de Lula nas pesquisas de opinião, repentina e forte, o governo fez mais do que aceitar a hipótese da mídia: carestia.

No mínimo, um governo desperto atentaria para a intensificação – uma onda, mesmo – de aumentos não justificáveis nem pela subida do dólar. Valor, aliás, retornado ao nível precedente na moeda, não nos preços.

ALGUNS AJUSTES – Há três meses, a reforma do ministério é assunto constante. Nada houve nesse gênero, nem com a redução da reforma a “alguns ajustes”, nas palavras de Lula.

Com as eleições dos presidentes do Senado e da Câmara, caiu o último dos motivos alegados para a protelação dos “ajustes”.

A reforma do ministério é uma necessidade desde o segundo dia do governo. Ou desde a sua posse. A ideia de negociação participativa, básica na composição ministerial, estava superada pela degradação da política. Levou Lula a concessões excessivas, em número e em qualidade.

CONVENIÊNCIAS – O critério de Arthur Lira e dos partidos do Centrão, para suas indicações, combinou conveniências na política interna dos congressistas e interesses regionais (políticos e negociais). A qualificação dos indicados não foi cogitada.

Para o propósito de reerguer o conceito do país nas relações internacionais, Lula transferiu ao chefe da Casa Civil a condução do ministério, tarefa dele mesmo no êxito de seus mandatos passados.

A novidade não funcionou, nem sequer para a meia dúzia de ministros à altura de seus cargos.  O despropósito de 38 ministérios só serviu para transações inúteis com Lira e o Centrão, que logo condicionaram as limitadas aprovações ao dá cá/toma lá. De bilhões.

RUMO A 2026 – Diante desse quadro, a direita, com uso da mídia, precipitou o tema da disputa eleitoral de 2026. E isso faz crescerem as implicações das necessárias mudanças no ministério. Delas e da aplicação que que Lula dê aos seus atributos pessoais, pouco usados na atividade dispersiva de meio mandato, estão influências para muitos elementos do futuro.

Recuperação e êxito do governo, ou insucesso, terão incidência direta, por exemplo, nas possibilidades de “esquerda e direita” em 2026. Talvez até na designação dos candidatos. Muito do futuro está sendo jogado agora.