quinta-feira, novembro 28, 2024

Politicamente falando, este ano de 2024 já bateu as botas

 em 28 nov, 2024 8:01

Adiberto de Souza

Embora o calendário 2024 ainda se arraste até 31 de dezembro, em termos políticos o ano acabou no último dia 27, quando os eleitores foram às urnas escolher os futuros prefeitos, a exemplo de Emília Corrêa (PL), eleita prefeita de Aracaju. Depois da campanha do 2º turno, as lideranças políticas vitoriosas ainda comemoram o resultado das urnas, enquanto se arrumam para as festas de diplomação e da posse. Em sua grande maioria, os políticos derrotados colocaram as violas no saco, só devendo voltar a afiná-las ano que vem, de olho nas eleições de 2026. Na Assembleia, o ritmo também é de fim de feira, até porque o cidadão não está muito interessado nos discursos proferidos pelos deputados. Ocorre o mesmo na Câmara Municipal de Aracaju, onde 12 vereadores não reeleitos se despedem do Legislativo na mudança do calendário. Portanto, nesta reta final de 2024 a preocupação da maioria do povo é mesmo com os presentes de Natal e as festas do Ano Novo. Marminino!

Zezinho em Brasília

O vice Zezinho Sobral (PSB) nem bem assumiu interinamente o governo de Sergipe e já viajou à Brasília para participar, hoje, do fórum nacional dos governadores. Serão discutidos temas como segurança pública e reforma tributária. O evento, que terá a presença de pelo menos três ministros, contará com as participações de 17 governadores e quatro vices. Zezinho permanecerá no governo até a próxima segunda-feira, quando o titular Fábio Mitidieri (PSD) retorna da viagem de descanso à Argentina. Aff Maria!

Licitação tá valendo

A prefeita eleita Emília Corrêa (PL) vai ter que aceitar a concorrência feita pela Prefeitura de Aracaju para o transporte coletivo. É que o Tribunal de Justiça derrubou a liminar que suspendia a licitação nesse sentido. Quando o certame foi suspenso, Emília ressaltou o alto custo do processo, que, segundo ela, não favorece diretamente aos usuários do sistema. Diante da decisão judicial, as empresas vencedoras Viação Atalaia e Transportes Sergipe serão responsáveis pelo transporte coletivo de Aracaju, Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Só Jesus na causa!

Desigualdade cruel

O sistema tributário brasileiro provoca um tipo mais profundo de injustiça, pois onera proporcionalmente os mais pobres em relação aos mais ricos. Recente estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos revela que os 10% mais pobres da população comprometem 32% da renda com o pagamento de tributos. Para os 10% mais ricos, o peso dos tributos cai para 21%. Nos 10% mais pobres da população, 68,06% são negros e 31,94%, brancos. A faixa mais desfavorecida é composta por 45,66% de homens e 54,34% de mulheres. Creindeuspai!

Amanhã tem FASC

Começa amanhã e prossegue até domingo, a 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Criado há mais de 50 anos pela Universidade Federal de Sergipe, este evento vista divulgar as expressões culturais de Sergipe. Tendo como tema “Cidade Viva”, o Fasc deve atrair para São Cristóvão mais de 55 mil pessoas nos três dias de festa. Além de muita música, a programação do festival também consta de oficinas, palestras, debates e desfile de grupos folclóricos. Participe!

Contra a violência

A vereadora aracajuana Sônia Meire e a deputada estadual Linda Brasil – ambas do Psol – participaram, ontem, em Brasília do Seminário pela Prevenção e Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça. O evento reuniu mulheres parlamentares, ativistas, jornalistas, advogadas, líderes comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil. Durante o Seminário foram debatidas questões da violência política de gênero e raça, além do combate ao neofascismo. “A Democracia só será plena com a garantia dos direitos das mulheres”, afirma Sônia Meire. Supimpa!

Governo paralelo

A bem informada jornalista Rita Oliveira informa que o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), vai criar a Secretaria Metropolitana para entregá-la ao ainda prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Comenta-se nas esquinas da cidade que o objetivo do pedessista é “montar” um governo paralelo na capital sergipana que, a partir de 2025, será administrada pela prefeita eleita Emília Corrêa (PL). Aliás, o derrotado prefeiturável governista Luiz Roberto (PDT) já reassumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, uma das mais importantes do governo Mitidieri. Misericórdia!

Futuro reitor

O Colégio Eleitoral Especial homologou, ontem, o resultado das eleições para reitor e vice da Universidade Federal de Sergipe, que teve como grande vencedor o professor André Maurício. Agora, a lista tríplice será enviada ao Ministério da Educação cabendo ao presidente Lula da Silva (PT) nomear os futuros reitor e vice da UFS. A expectativa da comunidade universitária é que o petista indique o professor André Maurício, que teve mais de 10 mil votos, contra apenas 3.763 votos do segundo colocado, o atual reitor Valter Joviniano de Santana Filho. Aguardemos, portanto!

https://infonet.com.br/blogs/adiberto/politicamente-falando-este-ano-de-2024-ja-bateu-as-botas/