Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet
Pedro do Coutto
Com a iniciativa do senador Rodrigo Pacheco prometendo recorrer recorrer ao Plenário do Supremo contra a decisão monocrática do ministro Cristiano Zanin que determinou suspender a desoneração, estabeleceu-se um conflito generalizado. O presidente Lula havia vetado a desoneração, o Plenário do Congresso manteve, Zanin suspendeu a desoneração e agora está valendo a cobrança dos tributos contra a qual Rodrigo Pacheco por sua vez recorreu, criando-se um conflito entre o governo e o Senado Federal. Mas o ministro Luiz Fux pediu vista do processo e assim adiou o exame da matéria pelo Plenário da Corte.
https://www.tribunadainternet.com.br/2024/04/28/pacheco-sobe-o-tom-apos-decisao-de-zanin-que-suspendeu-desoneracao/#comments
COMENTÁRIO:
Excelente artigo, mestre Pedro do Coutto.
Os governos estaduais usam e abusam desse artifício. O Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul estão com dívidas bilionárias e não querem pagar. Cláudio Castro do Rio, acaba de entrar com Ação no Supremo para não pagar o que deve. Esse é um caso a parte na esfera dos Estados do Sul/Sudeste. Os Estados do Nordeste pagam em dia.
Por causa dessa gente malandra, de tempos em tempos, vem uma Reforma da Previdência, destinada a suprimir direitos adquiridos dos pensionistas e aumentar o tempo de idade e de serviço, dificultando suas aposentadorias.
O que fazer?