segunda-feira, abril 29, 2024

Edvaldo e o “jeito” de não resolver nada.Orla abandonada é um exemplo

 em 29 abr, 2024 3:47

   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É incrível como o ano eleitoral transforma o gestor. Alguns pensam que o feijão com arroz insosso dos últimos 8 anos podem ser esquecidos com alguns meses, tentando mostrar que está resolvendo tudo.

Em Aracaju, Edvaldo é um exemplo claro. Em oito anos não conseguiu modificar o defasado e desastroso Plano Diretor Urbano, não conseguiu realizar a licitação do transporte urbano e, nas obras eternas e morosas, como da duplicação da ponte do rio Poxim e os malfadados corredores do transporte urbano, “esqueceu” que podia realizar as obras pela noite. Agora, no ano eleitoral, tem obra à noite, como a avenida Tancredo Neves, tem licitação do transporte urbano e só falta o PDU. Já a tão propalada mobilidade urbana só existe nos discursos eleitoreiros.

Há quatro anos, Edvaldo comemorou que a SPU, com o apoio do governo do Estado, repassou toda extensão da orla de Aracaju, até o final do Mosqueiro (Orla Sul), para a gestão da Prefeitura. Péssima parceria. Edvaldo conseguiu piorar o que já não estava bom. Aliás, é preciso lembrar que, durante um bom período, o responsável pela orla e outras ações, em Aracaju, era Luiz de Edvaldo, aquele que hoje o prefeito leva a tiracolo para todos os lados, tentando galgá-lo ao cargo de prefeito.




.

É vergonhoso que o principal cartão postal de Aracaju está abandonado. Os turistas que chegam e caminham pela orla saem tristes. Um cartão postal vendido lá fora como atração e que, na realidade, mostra a cara da gestão de Edvaldo: espaços abandonados e muitos espaços públicos “cedidos” para comerciantes. Este espaço das fotos acima deveria ter sido demolido. É responsabilidade da gestão da Orla. Parte dos “tapumes” estão caídos na calçada e a visão é de um prédio devastado por bombas de uma guerra. Na realidade, é a guerra da impunidade administrativa.

A orla, hoje, tem uma “invasão legalizada” por conta do período eleitoral. Ninguém faz nada. Nem o MPE, nem a SPU, nem mesmo o MPF que pode atuar na área que é uma concessão federal (Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro) para a Prefeitura.

Luiz Roberto, então presidente Emsurb, ao lado da então presidente da SPU/SE, Jovanka Leal, numa visita à orla no final de 2019. Na visita, promessas e mais promessas foram feitas. A transferência foi realizada no início de 2020 e de lá para cá tudo piorou na Orla. (Foto: Felipe Goettenauer/PMA) 

Quando da concessão da orla para a Prefeitura, Edvaldo, ao lado de Luiz de Edvaldo, então presidente da Emsurb, prometeu uma grande revitalização. Uma verdadeira piada, pois as lixeiras sumiram, os bancos que tinham em alguns espaços, como na pista de patinação, sumiram e a Prefeitura ainda disse que nunca existiram. Ainda bem que há registro fotográfico.

 

Orla Sul, inaugurada pelo aliado Belivaldo, desprezada por Edvaldo

Já o início da Orla Sul, após a Passarela do Caranguejo – início no antigo Hotel Parque dos Coqueiros – cuja a 1ª etapa, até a praia de Aruana, foi inaugurada pelo então governador Belivaldo Chagas, aliado de Edvaldo, em maio de 2021, está desprezada pelo prefeito de Aracaju. Quem passa por lá, caminhando até o banho doce encontra um calçadão tomado pela vegetação. Em alguns trechos em quase toda totalidade. Uma pessoa com deficiência, que necessitar usar o piso tátil não conseguirá por conta do mato em diversas partes do calçadão. As fotos acima, tiradas ontem, provam o abandono do local. Se preferir o vídeo aqui postado ontem, 28, no twitter do blog:

Sem fiscalização da PMA, donos de alguns bares fecham acesso à praia Outro problema na Orla Sul é o número grandes de bares cujos donos, quando os bares estão fechados, também fecham o acesso aos usuários para as praias. Alguns colocam até tonéis de metais e tambores de lixo para impedir o acesso ao estacionamento que é publico, numa área que é federal e uma concessão pública. A quem recorrer? O MPF tem conhecimento desta prática abusiva? O Acesso à praia não pode ser fechado.

Laércio e Valmir juntos, mirando 2026? Anotem este nome: Fábio Andrade. Cotado com a possibilidade de ser indicado vice na chapa do PL em Aracaju, ele pode ser o elo entre um ex-prefeito e um atual senador para o pleito de 2026.Em Itabaiana é voz corrente que há em curso um entendimento entre o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), e o senador Laércio Oliveira (PP) para formação de uma chapa competitiva em 2026. Uma influente liderança da região agreste, informou que Valmir sinalizou positivamente para a proposta de Laércio, mas como ponto de amarração, solicitou a indicação de Fabiano Oliveira como vice na chapa do PL em Aracaju.

 Nome apresentado Segundo o informante, a contraproposta não foi aceita, porque o senador considerou que essa decisão significaria um rompimento imediato com o governador Fábio Mitidieri, o que não estaria nos planos dele para esse momento, e ponderou que uma decisão dessa magnitude se adotada de forma precipitada, causaria a ele, prejuízos políticos e empresariais. Pelos motivos expostos, a indicação de Fabiano foi descartada, mas surgiu a informação de que a exigência de Francisquinho poderia ser resolvida via Fecomércio, que tem o nome de Fábio Andrade para apresentar.

 Se existe ou não o suposto entendimento, só o tempo poderá dizer Porém, 10 entre 10 analistas políticos, consideram que dificilmente algum homem nascido de mulher, impedirá Oliveira de disputar a eleição de governador, estando no meio de um mandato de senador. É a denominada “oportunidade de ouro”, onde alguém mesmo perdendo a disputa pelo comando do Estado por 4 anos, continua com um excelente mandato de idêntico período. 

Equívoco Políticos experientes, consideram que esse e outros entendimentos que possam estar em curso, é fruto de um equívoco que está sendo cometido pelo governador. Um ex-prefeito de Aracaju, que hoje atua discretamente nos bastidores, falava em alto e bom som numa roda de amigos, que não entende como o governador Fábio Mitidieri, abandonou a liderança de um forte agrupamento, para se tornar cabo eleitoral de Luiz de Edvaldo.

“Encantador de serpentes” Alguns aliados de Mitidieri estão considerando Nogueira como um “encantador de serpentes”. Com o gingado de “mestre-sala”, Edvaldo encantou Albano em 2010, encantou André em 2018, encantou a todos em 2020, não conseguiu encantar Belivaldo em 2022, e parece estar encantando Fábio em 2024.

Festejos juninos 2024: artistas apelam para o governador rever cláusula 9.11 do edital para efetuar pagamento após 90 dias. Retrocesso! Lembrando que será um retrocesso e a maioria dos artistas sergipanos não têm como sobreviver desta forma, os cantores, músicos e grupos que tocam nos festejos juninos em Sergipe estão apelando para o governador Fábio Mitidieri  rever a cláusula 9.11 do edital de chamamento para os festejos  juninos da Funcap que diz que o pagamento será efetuado após 90 dias. Muitos reconhecem a valorização da classe artística sergipana nos últimos eventos do governo do Estado, mas entendem como retrocesso para os que labutam e sobrevivem da nobre arte, principalmente no período junino. Com certeza, o governador quando tomar conhecimento terá sensibilidade para rever está cláusula danosa para todos.

Márcio Macedo faz encontro inédito para o G20 Social com sociedade civil organizada. Missão foi dada por Lula para coordenador nova trilha do G20  Representantes dos 13 grupos de engajamento que integram o G20 Social estiveram em Brasília para participar do I Encontro Ampliado dessa nova trilha do G20. A trilha que garante a participação das sociedades dos países do G20 foi criada pelo presidente Lula que entregou a missão de dar forma e organizar a novidade ao ministro sergipano, Márcio Macêdo. Os grupos de engajamento são organizados pela sociedade civil dos países, cada um com um assunto relevante para o debate de propostas para construção de um mundo mais justo e sustentável. Os temas vão desde mulheres, trabalho, juventude, startups, oceanos, a tribunal superiores e parlamentos.

Geopolítica e finanças O G20 Social tem o objetivo de integrar as conclusões dos principais debates dos grupos de engajamento, de encontros do governo com os movimentos sociais e populares, e inseri-los nas discussões das duas trilhas tradicionais do G20: a geopolítica e a de finanças. É a maneira de levar a voz das populações e suas propostas para a elaboração de políticas que vão impactar as sociedades de boa parte do planeta. É a primeira vez na história do G20 que essa a articulação com a sociedade está sendo feita desta forma. Até a presidência brasileira, os grupos de engajamento acompanhavam de forma paralela.

Momento significativo Estiveram reunidos autoridades do governo federal e representantes das das trilhas de Finanças, o diplomata Antonio Freitas, e o negociador brasileiro da trilha geopolítica, o embaixador Mauricio Lyrio. Marcio Macedo falou sobre a importância do ineditismo do G20 Social e do encontro em Brasília. “Considero esse momento muito significativo e como toda ação inédita, o G20 Social requer de quem protagoniza o processo muito trabalho, tolerância e capacidade de inclusão. O importante é que seja um espaço democrático, capaz de assimilar as dores, angústias e necessidades dos nossos povos”, disse o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República.

Objetivos traçados pela presidência do Brasil “Do ponto de vista substantivo, os objetivos traçados pela presidência brasileira já são derivações da participação de movimentos sociais, como a questão do combate à fome e à pobreza, com o fortalecimento da agricultura familiar e a criação de programas de transferência de renda e alimentação escolar. Então, é reconhecido na comunidade internacional que nos países que essas políticas foram bem sucedidas a participação popular foi fundamental”, complementou o sherpa Mauricio Lyrio, ao reforçar a necessidade da participação dos movimentos sociais para as elaborações do G20.

Importância do G20 Social Os representantes dos grupos de engajamento destacaram a importância da criação do G20 Social e a necessidade de que, daqui pra frente, nas presidências de outros países do bloco,  as propostas e recomendações da sociedade civil organizada sejam levadas em conta de forma permanente. O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social do G20, entre os dias 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro.

Boas práticas da educação básica sergipana serão discutidas em evento no TCE hoje,29 e amanhã, 30 Com a perspectiva de apresentar evidências e práticas exitosas da educação básica em Sergipe, a Conferência Perspectivas da Educação Pública ocorrerá nas manhãs de hoje, 29, e amanhã, 30, a partir das 8h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). A iniciativa é uma realização conjunta do Tribunal com o Ministério Público de Contas (MPC/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim (LMB).

Reflexão sobre atuação da escola pública Segundo o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, coordenador do LMB da UFS, as entidades sergipanas que formam o Pacto pela Educação se uniram com o objetivo de dar visibilidade aos cases de sucesso das escolas públicas. “O evento busca refletir sobre a atuação da escola pública e colocar em destaque as suas boas práticas. Temos a visão de que a sociedade ainda tem uma visão negativa da rede de ensino pública, sendo que temos muitas histórias de sucesso”, conta.

Caminhos inovadores para o século XXI A programação será composta por palestras e mesas redondas, com temas como “Os caminhos inovadores da educação básica brasileira para o século XXI” e “Os desafios contemporâneos da formação docente”, dentre outros. Além disso, haverá apresentações culturais das escolas públicas. “Nossas escolas possuem exemplos belíssimos que precisam ser vistos. Esse evento é importante para o nosso Tribunal que tem o papel imprescindível de ensejador das boas práticas”, afirma a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

 Presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira, receberá título de cidadania sergipana. Codevasf também será homenageada pelo cinquentenário E no próximo mês de maio, dia 25, às 10h, o presidente nacional da Codevasf, o engenheiro civil, Marcelo Andrade Moreira, receberá o título de cidadania sergipana na Assembleia Legislativa, numa homenagem de autoria dos deputados Cristiano Cavalcante e Samuel Carvalho. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também será homenageada pelos cinquentenário comemorado no último mês de março, com a Outorga da Medalha do Mérito Parlamentar.

 Ações e sangue sergipano  Um reconhecimento justo a quem vem ajudando muito Sergipe nos últimos 5 anos, com a contribuição significativa através de ações da Codevasf. Além dos serviços prestados a Sergipe, desde agosto de 2019, quando assumiu a presidência da Codevasf, Marcelo Moreira vem dedicando uma atenção especial a Sergipe porque tem laços familiares fortes no estado. A mãe dele, Denise, é sergipana, assim como o avô, Luiz Carlos Maciel, parente do ex-governador Leandro Maciel. Ou seja, Marcelo, que é baiano, tem avôs sergipanos, mãe sergipana e tios e primas sergipanos. O sangue de Sergipe corre nas veias dele.

 Formação Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com 15 anos de experiência profissional, Marcelo Moreira possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação no Programa de Formação em Finanças da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

 Reajuste O governador Fábio Mitidieri se consolida como gestor de palavra ao anunciar reajuste de 10% para  servidores públicos que fazem parte do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), do Samu Estadual e das fundações de Saúde e das Fundações de Saúde. Compromisso firmado com as categorias ainda em campanha, Fábio enviou projeto de Lei para a Assembleia na sexta-feira, 26. Além desse reajuste, Mitidieri já tinha realizado a retomada de carreira do Magistério e concedido reajuste aos servidores do Detran. Já a negociação com as polícias continua em andamento.

 

Carivaldo Souza recebe Comenda Parceiros da Juventude E pelas redes sociais, o prefeito de Macambira, Carivaldo Souza agradeceu a homenagem recebida através do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (Conejuve) por todo trabalho desenvolvido por sua gestão em prol da juventude sergipana. “Com imensa gratidão, agradeço ao Conejuve pelo convite para a Cerimônia de Entrega da Comenda Parceiros da Juventude “Professor Almir Garcez”. Foi uma honra ser reconhecido pelo trabalho em prol da juventude sergipana”, escreveu.

Compromisso com as demandas da juventude Segundo Carivaldo, a premiação  é resultado do nosso compromisso em ouvir as demandas da juventude macambirense, abrindo as portas da prefeitura para traçar metas alinhadas com as políticas públicas para a juventude. “ Esse evento é mais que uma celebração, é uma oportunidade de fortalecer laços entre o poder público e os atores sociais engajados na construção de um futuro promissor para nossa juventude”, escreveu nas redes sociais.

 

Morre aos 77 anos em Aracaju, Maria Feliciana, a rainha da altura Infonet: Morreu aos 77 anos a sergipana Maria Feliciana dos Santos, reconhecida com uma das mulheres mais altas do mundo, com 2,25 m. A informação foi confirmada neste sábado, 27, por familiares. Maria Feliciana estava internada há alguns dias em um hospital particular de Aracaju e foi sepultada ontem, no cemitério da Cruz Vermelha em Aracaju.

Memórias Em entrevista ao Portal Infonet – concedida em fevereiro de 2020 – ela relembrou sua história, principalmente o período de ascensão nacional quando descobriram que a sergipana, à época, era a mulher mais alta do Brasil – e mais alta do mundo. A entrevista aqui.

 

“Nossa pré-candidatura significa que Capela não vai parar”, disse Rodrigo Sobral Na tarde da sexta-feira, dia 26, o pré-candidato a prefeito de Capela, Rodrigo Sobral (UB), concedeu entrevista ao programa Sergipe Verdade, da Sim FM, apresentado pelo radialista George Magalhães. Em pauta, foi destacado o lançamento da pré-candidatura de Rodrigo, que aconteceu no sábado, dia 27, na quadra da escola Imaculada Conceição.

Continuar cuidando dos capelenses “A candidatura tem 56 pré-candidatos a vereadores do agrupamento que compreende o União Brasil, Podemos, MDB e PSD. Capela tem que continuar avançando com esse time encabeçado pelo deputado estadual Cristiano Cavalcante e pela nossa grande líder, a prefeita Silvany “, disse. Rodrigo afirmou que este grande ato só enfatiza que o objetivo é continuar cuidando de Capela e dos capelenses. “Nossa pré -candidatura significa que Capela não vai parar. Vai continuar avançando e com credibilidade”, frisou.

Candidatura propositiva e limpa A prefeita de Capela, SIlvany Mamlak (UB) participou da entrevista, via telefone, e afirmou que o que credencia o agrupamento a apresentar o nome de Rodrigo é o trabalho que tem sido feito pela gestão municipal, que hoje tem 75% de aprovação “É uma pré-campanha propositiva, limpa, respeitando a Justiça Eleitoral. Será um grande momento”, disse.

 Força do agrupamento O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), afirmou que está muito feliz em participar deste momento, que, segundo ele, representará o show da democracia. “Será a materialização do desejo do povo de Capela. Um dia para demonstrarmos a força do nosso agrupamento”, disse. Também estiveram presentes nos estúdios da Sim FM o vice-prefeito de Capela (e pré-candidato ao mesmo cargo), Toninho Arimatéia (PSD), e o líder do governo municipal na Câmara, Tony Vieira (UB).

INFONET