terça-feira, dezembro 27, 2022

Exército decide remover o acampamento e sepulta o golpe de Bolsonaro e Braga Netto

Publicado em 27 de dezembro de 2022 por Tribuna da Internet

O sonho do golpe acabou e o acampamento será removido

Isadora Teixeira
Metrópoles

O Exército Brasileiro garantiu ao Governo do Distrito Federal que irá promover a desmontagem do acampamento em frente ao Quartel-General, em Brasília, até a posse de Lula (PT), no domingo (1º/1). A desmobilização já começou, e o acordo é de que o acampamento seja totalmente desocupado em breve.

Cidadãos que questionam a eleição de Lula e pedem “socorro” às Forças Armadas para impedir a posse do petista estão no QG há mais de 50 dias.

DE SAÍDA – Em muitos pontos, onde havia barracas montadas, há apenas demarcações, dando sinais de que ali já esteve uma tenda. O cansaço é visível no rosto dos apoiadores do presidente, que embarca nesta quarta-feira (28/12) para Orlando, nos Estados Unidos. O atual chefe do Executivo federal pretende ficar por, pelo menos, três meses em terras norte-americanas.

Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) conversa com o Exército para “acelerar a desmobilização”. De acordo com o chefe do Executivo local, já foram retiradas 40 barracas, e a ideia é que até o dia da posse, 1º de janeiro, haja redução “de forma natural”.

Os indígenas do povo Xavante apoiadores de José Acácio Tserere Xavante, conhecido como Cacique Tserere, deixaram o acampamento bolsonarista no Quartel-General do Exército em Brasília na última semana. Tserere foi preso em 12 de dezembro, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é suspeito de defender o uso da violência, convocando pessoas armadas para impedirem a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

###
BOLSONARO E BRAGA NETTO DEIXAM BRASÍLIA

Guilherme Amado

O nome de Walter Braga Netto, candidato derrotado a vice-presidente, despontou nesta terça-feira (27/12) nas redes sociais, impulsionado pela militância digital bolsonarista, como quem lideraria o golpe para evitar a posse de Lula.

Pois a quarta-feira (28/12) será especialmente dolorosa aos bolsonaristas que pedem uma quartelada.

A única empreitada que Braga Netto vai liderar nesta quarta-feira será sua saída de Brasília.

BOLSONARO NOS EUA – Segundo o jornalista Paulo Capelli, o presidente Jair Bolsonaro avisou a aliados no Planalto que viajará nesta quarta-feira para os Estados Unidos.

O destino de Bolsonaro será a cidade de Orlando, na Flórida. O futuro ex-presidente pretende passar um período sabático de pelo menos três meses.

A viagem de Bolsonaro antes da posse presidencial agrada a Lula e a dirigentes do PT. Havia o temor de que a presença do adversário em Brasília estimulasse atos de vandalismo durante a cerimônia.

Aliados temem derretimento de Bolsonaro devido à sua postura pouco combativa pós-eleição.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O jornalista Guilherme Amado revela também que Michelle e Jair Bolsonaro estão em uma nova crise conjugal e deverão viajar separados. Bolsonaro estaria revendo a decisão de viajar para Mar-a-Lago, o resort de Donald Trump, mas manteve o plano de embarcar para Orlando, e Michelle teria dito ao presidente que não quer ir com ele. Ainda segundo o colunista do Metrópoles, a relação da primeira-dama com Carlos Bolsonaro, o filho Zero Dois, segue muito ruim, e seria, de novo, a razão da nova crise. Carlos viajou no sábado para Atlanta, nos Estados Unidos, e passou o Natal longe da família. Flávio e Eduardo passaram o Natal com as respectivas famílias e a mãe dos dois, Rogéria, que atualmente vive com um marceneiro norueguês. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)