sexta-feira, dezembro 30, 2022

Ao visitar o Instituto de Yoga, o Rei Pelé sentou conosco no chão, para conversar


QUAL A FORTUNA DE PELÉ HOJE? Saiba ESTADO DE SAÚDE e leia ÚLTIMO BOLETIM  MÉDICO do Rei Pelé

Adorado no mundo inteiro, Pelé era muito simples e cordial

Antonio Carlos Rocha

No governo de Fernando Henrique Cardoso, Pelé era o ministro dos Esportes. Nessa época eu fazia parte do Instituto de Yoga e Meditação Budista, fundado em Santa Teresa, bairro histórico co Rio de Janeiro, pela professora de Educação Física formada pela UFRJ e pelo Instituto Sivananda de Nova York, Eloah Esteves.

Ela era amiga do Rei Pelé quando ambos moraram nos EUA, ele jogava no Cosmos de New York e ela aprofundava os seus estudos com os discípulos do mestre indiano Sivananda, que era médico e professor de Yoga em Rishikesh, uma cidade indiana no sopé do Monte Himalaia.

UM LOCAL ABERTO – Eu compartilhava as técnicas de Meditação Budista com os alunos, praticantes, seguidores e simpatizantes. Era um local livre e aberto a pessoas de qualquer religião e mesmo a quem não tem/tinha religião.

Hoje os dois – Eloah Esteves e Edson Arantes do Nascimento –estão em outra dimensão e a memória me faz lembrar o belo dia que o ministro dos Esportes apareceu Instituto de Yoga e Meditação Budista para abraçar a amiga e eu saudá-lo condignamente.

Era um sábado, à tarde, o carro oficial parou na principal rua de Santa Teresa, por onde ainda passa o bondinho. O ministro desceu as escadas. Vestia roupa esporte no calor carioca, sentou no tapete do salão à maneira dos yoguis e conversamos animadamente, eles lembrando dos “papos” em Nova York.

CIDADÃO DO MUNDO – Edson Arantes do Nascimento nasceu católico, tornou-se um cidadão do mundo que vai brilhar sempre. Em suas múltiplas viagens ao exterior, aprendeu a conviver e a respeitar ecumenicamente pessoas de outros credos. Já maduro, casou com missionária evangélica e tinha muito respeito pela Yoga e demais correntes orientais que ensinam a trabalhar os corpos físico, mental, espiritual, emocional.

Pelé ficou no Instituto pouco mais de uma hora, o ministro tinha outros compromissos, mas valeu a honrosa visita. O Instituto de Yoga e Meditação Budista não existe mais, este pequeno artigo é em memória do Rei Pelé e da professora Eloah Esteves.

Que os seres de Luz, anjos, espíritos elevados do Oriente e Ocidente recebam a alma de Pelé no céu. A professora Eloah Esteves certamente está entre eles, recepcionando o amigo.