quarta-feira, novembro 30, 2022

Com apoio de PT e PSB, Lira já pode se considerar reeleito para presidir a Câmara


Em 1ª reunião, Lula e Lira discutem possibilidades para PEC

Lula entendeu a importância do apoio de Arthur Lira

José Carlos Werneck

O PT e o PSB oficializaram, nesta terça-feira, o apoio à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados. O petista Reginaldo Lopes, líder da bancada, comunicou que a decisão foi tomada visando a estabilidade do país e da atuação do deputado.

Até o momento, onze legendas já decidiram apoiar a reeleição de Lira .

DISSE O LÍDER – “Decidimos pelo apoio à reeleição de Arthur Lira, compreendendo que temos uma agenda de reconstrução do Brasil. Arthur Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas, do voto popular, e nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional”, declarou Reginaldo Lopes após reunião dos partidos.

“Compreendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar ao país, dar ao presidente Lula, estabilidade, governabilidade, uma base sólida para implementar aquilo que foi encomendado pelo povo brasileiro nas urnas”, afirmou o deputado.

Arthur Lira igualmente é apoiado pelo PV, PCdoB e outras legendas.

SUPERMAIORIA – Ao todo são onze partidos que apoiaram sua reeleição à presidência da Câmara. Juntos, somam 138 dos 513 deputados. Como a votação é secreta, o apoio de uma legenda não é garantia de que Lira terá o voto de todos os membros das bancadas. Até agora, não surgiu nenhum concorrente com tantos apoios como ele.

De acordo o regimento da Câmara, para vencer em primeiro turno, é preciso obter o apoio da maioria absoluta dos votantes, desde que haja um quorum mínimo de 257 deputados. Ou seja, se houver 500 presentes à eleição, como se espera, será preciso 251 votos para ser vitorioso, em primeiro turno.