quinta-feira, outubro 01, 2020

" Senador Republicano John McCain diz que ataque à imprensa livre é por onde “começam os ditadores”,




"Imprensa amordaçada é nação escravizada"

Inicio que tive que    procurar entender qual o motivo que o gestor e sua cúpula tem tanto medo da imprensa como dizia William Shakespeare: "Nem tudo que reluz é ouro."

Para mim não é novidade o candidato a prefeito Deri do Paloma tentar amordaçar e intimidar os componentes do Programa Jeremoabo Alerta, e até tentar fechar a própria Radio Alvorada FM porque " "faz parte da cartilha de um ditador eleger como inimigo a imprensa e as instituições"

A nenhum mandatário é dado o direito de mandar calar ou intimidar um jornalista. A imprensa e a livre participação dos cidadãos comuns na política e nos partidos políticos, como fiscais ou no exercício de cargo político, são as melhores formas de garantir o desenvolvimento democrático do país.(Diário do Comércio).

"Como bem frisou William Randolph Hearst: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. Não estamos aqui para combinar perguntas e acalentar o povo com mentiras confortáveis. Calar a imprensa é calar a sociedade. É não saber lidar com o contraditório, com a oposição. Isso não é admissível em uma democracia. Ainda estamos em uma, ou não estamos? Quem apoia ou pratica a violência contra jornalistas tem dentro de si um fascistinha pronto para sair do bueiro.

Todo mundo tem o direito de se opor ao que é divulgado pela imprensa, de não gostar e não acreditar. E esse direito de ter e externar uma opinião só é possível em um regime democrático. É bom deixar claro. Parece tolo ter que explicar isso, mas, quando chegamos ao ponto de vivenciar protestos pedindo a volta do Ato Institucional Número Cinco (AI-5) – que proibia a realização de manifestações políticas –, vemos que o raciocínio óbvio é algo muito distante para quem ainda defende a extrema-direita !brasileira." ()