Desde meados de março, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) começou a implementar algumas medidas de combate e controle ao novo coronavírus (Covid-19). No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alguns serviços já em vigor estão sendo pouco utilizados pela população, entre eles, o “Monitor Aju” e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) destinadas a atender pessoas com sintomas gripais.
Em relação ao “Monitor Aju”, o serviço foi criado para tirar dúvidas da população sobre os sintomas relacionados à Covid-9 e também para manter um canal de comunicação entre a pessoa com síndrome gripal e as autoridades municipais de saúde.
Veja como funciona:
De um modo geral, o “MonitorAju” consiste em um serviço telefônico e online, no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos da doença através de duas maneiras.
A primeira é bem simples. Se você está com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus, ligue 156. A ligação é gratuita. Você será atendido por um profissional de saúde que irá lhe orientar sobre o que deverá feito a depender dos sintomas apresentados.
A segunda opção é fazer a ‘consulta’ online. Todas as pessoas que tiverem dúvidas em relação ao contágio da Covid-19 podem acessar o site da PMA e preencher um formulário disponibilizado no endereço: https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. Desta forma, os cidadãos poderão responder ao formulário e receber orientação via telefone ou e-mail. Todo o cadastro é gratuito.
UBS
Além desses serviços à distância, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou três unidades de saúde para atendimento exclusivo à pessoas com síndrome gripais. O cidadão que tiver sintomas característicos de síndromes gripais poderá obter atendimento das 7h às 20h nas seguintes unidades:
– UBS Ministro Costa Cavalcante – Av. Presidente Tancredo Neves, 1472, bairro Inácio Barbosa
– UBS Onésimo Pinto – Av. José Silva Lima, Jardim Centenário
– UBS do Augusto Franco – praça do fim de linha, Augusto Franco
– UBS Onésimo Pinto – Av. José Silva Lima, Jardim Centenário
– UBS do Augusto Franco – praça do fim de linha, Augusto Franco
Quando procurar ajuda?
Segundo o Ministério da Saúde, caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.
Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.
Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.
Em caso de diagnóstico positivo para Covid-19, siga as seguintes recomendações:
- Fique em isolamento domiciliar.
- Utilize máscara o tempo todo.
- Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
- O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
- Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
- Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
por João Paulo Schneider
INFONET