Folha de S.Paulo, com Agências
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem à noite, em pronunciamento transmitido pela TV, que sofre de câncer e trava uma "batalha pela vida".
O discurso de Chávez foi transmitido a partir de Havana (Cuba), onde ele está em tratamento e se submeteu a cirurgia no último dia 10.
Até ontem, o governo venezuelano afirmava que o diagnóstico de Chávez era o de um "abscesso pélvico" [acúmulo de pus] e que ele estava em "franca recuperação".
Chávez deixou a Venezuela no último dia 5 de junho e passou primeiro pelo Brasil, antes de seguir para Cuba.
Ele contou que, na capital cubana, submeteu-se à cirurgia para a remoção do abscesso, quando o câncer foi diagnosticado.
"Durante o processo de drenagem [no tratamento do abcesso pélvico] apareceram suspeitas de outras formações celulares não detectadas desde então. Foram realizados outros estudos que confirmaram a existência de um tumor com presença de células cancerígenas", afirmou.
Chávez foi então submetido a uma segunda cirurgia, segundo relatou. De acordo com as palavras do venezuelano, a cirurgia resultou na "total extração do tumor". Ele afirmou estar "no caminho da recuperação" e "determinado a superar essa batalha".
No entanto, Chávez admitiu que se trata de um "processo médico lento e delicado", e lamentou que estivesse, durante um longo período, "negligenciando sua saúde".
Embora tenha essa atitude questionada pela oposição, Chávez se recusa a transferir o governo para o seu vice, Elias Jaua, e continua oficialmente no comando do país.
Cancelamento
O estado de saúde de Chávez obrigou o governo anteontem a cancelar a reunião de presidentes da região que ocorreria na Isla Margarita nas próximas terça e quarta.
A Venezuela se prepara para o maior desfile militar de sua história, em comemoração do bicentenário da independência, na próxima terça. No discurso de ontem, Chávez não mencionou se voltará ao seu país para as comemorações.
O retorno de Chávez havia sido anunciado por seu irmão, Adán Chávez, como previsto para o início da próxima semana.
Leia mais