Luiz Fernando Lima
De acordo com a coordenação executiva da campanha do governador Jaques Wagner, a estimativa inicial é de que sejam gastos R$ 26 milhões na primeira fase do pleito. Os coordenadores ressaltam que este valor pode variar para mais ou menos. O valor é duas vezes maior do que a estimativa inicial para a campanha de 2006, quando a previsão da equipe do então candidato ao primeiro mandato foi de R$ 12 milhões.
Entre as diretrizes do programa de governo de Wagner que foram divulgadas, está o desenvolvimento democrático através do Plano Plurianual do Estado (PPA). A proposta de “crescer repartindo” também figura entre os pontos destacados no programa para a reeleição do governador. Contudo, as ações de inclusão social, através das parcerias com o governo federal, permanecem na linha de frente neste início de campanha.
No registro da candidatura do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), a estimativa de gasto é de R$ 30 milhões. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, o programa de governo registrado ontem pela coligação está bem amarrado, sendo difícil apenas um ou dois destaques. Mesmo assim, o comando da campanha peemedebista revela que entre as prioridades do ex-ministro está um programa na área econômica para reduzir as desigualdades regionais, através da requalificação de políticas públicas nas diversas áreas da gestão estadual.
Na educação, os peemedebistas pretendem universalizar o ensino infantil, além de estimular o ensino profissionalizante. Para a segurança pública, o programa prevê a reformulação completa de todo o sistema. Ainda foi anotada a extensão do saneamento básico por todo o estado.
Propostas são exigência do TSE
A definição dos programas de governo foi acelerada nos últimos dias, devido à nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que obriga os partidos a apresentar, no ato de registro das candidaturas, o programa dos candidatos ou pelo menos um resumo das propostas. A entrega aconteceu no último dia para o registro, de acordo com o calendário eleitoral.
Para eleger o ex-governador Paulo Souto, candidato do Democratas ao Palácio de Ondina, os coordenadores da campanha estimaram gastar R$ 20 milhões nesses meses que antecedem a eleição. Em 2006, a previsão de gasto foi de R$10,8 milhões. A aposta de tucanos e democratas está em mostrar que a Bahia perdeu espaço nacionalmente e que é possível retomar o crescimento.
Para tanto, a articulação da campanha elaborou um projeto denominado “Soluções”. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, a ideia é levantar as demandas da população baiana e tentar apresentar propostas que possibilitem colocá-las efetivamente em práticas. “Rodamos diversos municípios conversando com a população. Agora, vamos intensificar as ações”, conta o candidato, através da assessoria.
Ontem mesmo aconteceu uma reunião entre a coordenação da campanha e a equipe de marketing para estabelecer as estratégias com a abertura oficial do calendário eleitoral. O candidato do DEM prevê explorar a distribuição de panfletos e jornais nas cidades em que visitar durante o pleito. Souto coloca ainda em seu programa de governo que a melhoria da qualidade dos serviços públicos em todos os setores da Bahia é uma prioridade.
Segundo ele, a população não pode esperar para que isto seja resolvido. “É preciso que todos os setores funcionem com eficiência”, deseja. Reconquistar o primeiro lugar do Nordeste através da captação de investimentos e trazendo grandes empresas também está nos planos do democrata.
Fonte: Tribuna da Bahia