sexta-feira, agosto 14, 2009

Ministério investiga denúncias contra Hospital de Ibirataia

Deve sair ainda este mês o resultado da inspeção que o Ministério da Saúde fez no Hospital Antônio Firmo Leal, que atende à população do município de Ibirataia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de denúncias formuladas contra a instituição pela secretaria municipal de Saúde. Entre as denúncias contra o Hospital estão: utilização de cadastros de usuários do SUS, para atendimentos médicos simulados, simulação de procedimentos cirúrgicos em usuários do SUS, principalmente com endereços na zona rural e quantidade exagerada de atendimentos de pacientes vítimas de infecção bacteriana não especificada.
As medidas, segundo a denúncia da Secretaria Municipal de Saúde, visariam gerar emissão de laudos de AIH (Autorização de Internação Hospitalar) fraudulentos, o que proporcionaria o recebimento de verba federal indevida. Todo o período investigado corresponde à gestão do presidente do Hospital Marcos Aurélio de Oliveira e Almeida.
As evidências, de acordo com a secretaria municipal de Saúde começaram a surgir a partir da verificação de laudos de pacientes informados como usuários de determinados procedimentos cirúrgicos que, quando indagados, respondiam não ter recebido os cuidados mencionados.
Também auditores da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Ibirataia, entrevistando os pacientes, mas o resultado da inspeção não foi conhecido. O que se sabe apenas é que os usuários entrevistados repetiram a informação de que não se submeteram aos procedimentos médicos apontados nos laudos de AIH.
Fonte: Tribuna da Bahia