terça-feira, março 17, 2009

Saiba como será o pedido de benefício por telefone

Juca Guimarãesdo Agora
O projeto do INSS de, até o final do ano, permitir a concessão de aposentadoria por meio de canais alternativos de atendimento, como o telefone 135 ou o site da Previdência Social, poderá incluir até a liberação do primeiro pagamento sem que o segurado precise sair de sua casa.
Segundo o INSS, a elaboração dos novos sistemas está na fase inicial. Em princípio, será possível pedir, sem sair de casa, a aposentaria por tempo de contribuição, que exige 35 anos de recolhimento ao INSS para os homens e 30 anos para as mulheres.
Para que o benefício seja pago, o segurado terá que ir até o posto do INSS para confirmar que realmente fez o pedido da aposentadoria.
Em um segundo estágio da implantação, de acordo com o INSS, será possível também a concessão a distância da aposentadoria por idade. A previsão é que essa medida ocorra também ainda neste ano.
Nesse segundo estágio de implantação, o INSS deve criar um sistema seguro de senhas eletrônicas para que até mesmo a confirmação do pedido do benefício possa ser feita por telefone ou internet, sem que o segurado saia de casa.
O objetivo é facilitar o processo de concessão dos benefícios e aumentar a comodidade dos segurados que estão perto de se aposentar.
Quando o segurado acessar o site do Ministério da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou ligar para a central 135, o novo sistema irá informar quanto tempo ele tem de contribuição, se já pode se aposentar e o valor da aposentadoria. As informações sairão do CNIS (Cadastro Nacional de Informações), que atualmente já é usado como prova do tempo de contribuição no processo de concessão de benefícios em meia hora.
No início do novo sistema, quando ainda não houver um sistema seguro de senhas, o segurado terá que ir até uma agência do INSS para assinar os papéis da concessão.
Nesse dia, o servidor do INSS irá confirmar a identidade do segurado para evitar fraudes e a concessão de benefícios indevidos.
Fonte: Agora