Por: Helio Fernandes
Protógenes e Paulo Lacerda apavorados, Daniel Dantas, tranquilo
A grande sensação deste quase fim de marco, o último grande fato antes da ABERTURA OFICIAL da sucessão presidencial, é a revitalização e consolidação da CPI dos grampos. Tudo por causa de Marcelo Itagiba (delegado da ativa, licenciado sem vencimentos), que, pela própria profissão, conhece tudo sobre o assunto.
Dos 40 “grandes” que estão sendo investigados, sobrou uma incógnita, Protógenes Queiroz. E ressuscitaram outro, também delegado, Paulo Lacerda. Parecia completamente liberado, nomeado para Portugal. (Fazer o que lá? Provavelmente cuidar da parte policial do “acordo ortográfico”.)
O que ninguém nega e os fatos confirmam de forma irrepreensível. O delegado Protógenes é “pilotado” por Paulo Lacerda, só faz o que este manda. Para confirmar os fatos, a “Veja” “desenterrou” uma porção de acusações contra o delegado Protógenes. Acusações que podem ser verdadeiras ou não, faltam as provas, que não aparecem.
Desconfiando das próprias “provas” a “Veja” “requisitou” a colaboração de um blogueiro. Que é pouco visto on-line, mas repercute por ser sempre citado no Jornal Nacional e publicado num jornalão. É um blogue impresso, que tem o seu apogeu na segunda-feira.
Esse blogueiro aceitou a “missão” de transformar as informações (?) da revista para o jornalão, mas o fez timidamente. Citou sempre entre aspas, dava a impressão de repetir o presidente Lula, “não sabia de nada”. Por isso, acho que fui o único a ler. No jornalão e não on-line.
Agora, com a decisão do voto em separado do deputado Marcelo Itagiba (que a CPI ratificou, pois ele tem mostrado competência e conhecimentos invulgares), a incógnita Protógenes será desvendada. Não poderá mentir novamente, uma vez basta. Idem, idem, para seu comandante, Paulo Lacerda.
Eles terão uma semana ou duas para serem convocados novamente. Paulo Lacerda ficará mais tempo no Brasil, se sua nomeação não for anulada. O delegado Protógenes será desvendado, aprovado ou negado.
PS – Além de não ir depor, Daniel Dantas ganhou manchetes por um fato acontecido nos EUA: a justiça americana liberou 50 MILHÕES de dólares dele que estavam bloqueados.
PS 2 – Para Daniel Dantas, apenas um “boquinha”, royalties para o presidente Lula. A grande surpresa é que Dantas ainda tem nos EUA, bloqueados, mais 400 BILHÕES de dólares. De onde acumulou tanto dinheiro? Não chega a Madox, mas é notável.
Amanhã
Não deixem de ler o artigo de Helio Fernandes sobre a crise financeira que já é econômica. Uma das formas, a mais eficiente: fazer circular o dinheiro, DEMOCRATIZANDO o crédito.
Fonte: Tribuna da Imprensa