RECIFE - O padre espanhol Ramiro Ludeña y Amigo, 64, pároco de Ribeirão (PE), foi morto quinta-feira à noite, em Recife, depois de ser atingido no ombro por um tiro. Um adolescente foi apreendido ontem sob suspeita de ter sido o autor do disparo. De acordo com a polícia, o adolescente, de 16 anos, confessou ser o autor do tiro. Ainda segundo a polícia, ele disse que seu objetivo era assaltar as vítimas. A arma do crime foi localizada à tarde.
O religioso havia acabado de entrar em sua camionete com duas amigas em frente ao prédio onde morava, no bairro Areias, por volta das 20h30, quando o jovem atirou contra o vidro do passageiro.
O tiro estraçalhou o vidro da camionete, atingiu o ombro do padre, que estava no lugar do motorista, e atravessou seu tórax. O rapaz, que escondia a espingarda em uma mochila, saiu andando, sem levar nada. O padre chegou a ser levado ao Hospital Real Português, mas morreu logo após receber os primeiros atendimentos.
Ele estava no Brasil desde 1974 e era um dos fundadores e atual coordenador do Mamer (Movimento de Apoio aos Meninos de Rua), que há 20 anos realiza trabalho de capacitação para crianças e adolescentes em situação de risco em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife). No período, cerca de 5.000 jovens receberam assistência do Mamer.
Fonte: Tribuna da Imprensa