CURITIBA - O adolescente Guilherme Cardoso de Souza, de 13 anos, é o mais novo aluno do curso de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Guilherme foi o primeiro colocado nos exames do vestibular e repetiu o resultado da Olimpíada Paranaense de Química do ano passado, quando também obteve a primeira colocação.
A divulgação do resultado não o pegou de surpresa. Para ele, cursar a universidade é apenas uma das etapas para atingir sua meta: editar um livro sobre a área e posteriormente dar aulas da matéria. "Preciso estar graduado para editar meu livro", disse. O estudante recebeu a notícia na última semana, quando estava com sua família em Caiobá, no litoral paranaense.
O projeto do garoto, que mora no bairro Sítio Cercado, na periferia de Curitiba (PR), é escrever um livro didático de química com 106 capítulos para ser utilizado no segundo grau. "Também penso em dar aulas, explicar tudo o que sei", afirmou.
Guilherme fez parte do projeto Bom Aluno, da empresa BS Colway, que garante os estudos para crianças carentes. O jovem entrou para o programa após sua mãe, Edina Lopes Cardoso, mandar uma carta para a empresa. "Ele lê e escreve sozinho desde os dois anos. Tentei coloca-lo em uma escola particular, mas não tínhamos dinheiro", disse.
A mãe disse que ficou emocionada e espera que isso não mude a cabeça de seu filho. "Ele deve continuar sendo a mesma pessoa, humilde, querido, pois Deus lhe deu esse dom e precisa fazer um bom uso disso", afirmou.
Guilherme tem duas irmãs mais velhas e mora com os pais. A família é considerada de baixa renda. O pai trabalha na entrega de material de construção e a mãe tem um pequeno comércio no bairro.
Fonte: Tribuna DA IMPRENSA