Redação CORREIO | Foto: divulgação
'A Bíblia é um desastre, cheia de maus conselhos, como incestos e matanças', disse o escritor português José Saramago, 86, ao participar de sabatina da Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (28). O evento é parte da comemoração dos 50 anos do caderno Ilustrada.
O detentor do único prêmio Nobel concedido a um autor de língua portuguesa ainda afirmou que foi o homem quem inventou Deus, o Diabo e o purgatório. 'Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens', declarou.
Saramago é o único autor de língua portuguesa a
ter um prêmio Nobel
Em suas críticas à Igreja, Saramago disse que a instituição castra os homens ao inventar o pecado para controlar o corpo humano. 'O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas', afirmou.
O escritor foi sabatinado pela jornalista Sylvia Colombo, do caderno Ilustrada, por Vaguinaldo Marinheiro, secretário de redação da Folha, por Manuel da Costa, colunista da Ilustrada e por Luis Costa Lima, colunista do caderno Mais!.
Fonte: Correio da Bahia