sexta-feira, abril 04, 2008

Quebra de sigilo é crime, alerta OAB

BRASÍLIA - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, cobrou ontem na Câmara a investigação da suspeita de que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) vazou dados secretos das despesas com cartões corporativos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. "É crime e falta de decoro parlamentar, merecendo investigação do Senado, se realmente comprovada a quebra de sigilo e manipulação de dados sob proteção legal e constitucional", disse.
"O parlamento é fundamental para o Estado Democrático de Direito, mas o parlamento tem de sobreviver com a credibilidade e não podem pairar dúvidas sobre o comportamento de um de seus membros. O que não pode é que, um caso de extrema gravidade como este, não tenha uma solução, não tenha uma decisão, não tenha um esclarecimento para a opinião pública", acrescentou.
O senador confessou ter tido acesso ao dossiê com dados governo FHC (1995-2002) após a publicação de parte dos dados pela revista "Veja". Ele tem sido cobrado pelos governistas e acusado de ter divulgado as informações sigilosas com "objetivos eleitorais" e para atingir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Fonte: Tribuna da Imprensa