quinta-feira, novembro 01, 2007

PF desmonta esquema de fraudes de empréstimos consignados e pensões

A Polícia Federal prendeu ontem, em Paulo Afonso, no norte do estado, duas mulheres acusadas de fazer parte de uma quadrilha nacional especializada em fraudar a Previdência Social. Além da Bahia, a Operação Tucumã, também foi realizada em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, resultando na prisão de 35 pessoas, até o início da noite de ontem. Nos últimos 15 anos, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$10 milhões.
A equipe baiana prendeu Quitéria Liandro da Silva e Sheila Melo Lima, mas não informou qual a participação nem a função das duas acusadas. Ao todo, 220 policiais participaram da operação nos cinco estados onde a Justiça Federal autorizou o cumprimento de 45 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão.
Todos os presos estão sendo encaminhados para Recife, onde se concentrava a maior parte dos acusados que agora estão sendo ouvidos pelo Ministério Público Federal (MPF) daquele estado.
O esquema consistia na obtenção de empréstimos consignados em nome de aposentados de forma fraudulenta, pensões em nome de pessoas mortas e amparo social ao idoso utilizando documentos falsos. Os nomes não foram divulgados pela PF, mas está confirmada a participação de funcionários do Ministério da Previdência Social, assistentes sociais, empregados de financeiras, empresários e políticos.
Durante as investigações, a PF identificou que os integrantes da quadrilha que trabalhavam na Previdência não repassavam para o sistema do órgão informações sobre a morte de alguns segurados. Depois, com posse de documentos falsos, sacavam benefícios, como pensões e aposentadorias. Entre os 42 mandados de prisão, 20 foram para mulheres.
Fonte: Correio da Bahia