sexta-feira, junho 02, 2006

"Predestinado" a salvar os pobres

Por: Tribuna da Imprensa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ser "predestinado" a melhorar a vida dos pobres e rebateu a acusação de gastar em excesso para assegurar a reeleição. Antes da maratona eleitoral no Amazonas, Lula avaliou que reajuste de salário de funcionário público não representa gasto para os cofres públicos.
"É preciso parar com essa mania de achar que, quando a gente dá um pouco (mais de) salário, a gente está gastando", disse. "Tem gente que acha que colocar criança na escola é gasto."
Ele defendeu os repasses de dinheiro para educação, agricultura, estradas e programas de transferência de renda. "Eu tenho uma predestinação de fazer com que os pobres deste País deixem de ser mais pobres. Tem gente que acha que garantir que as pessoas comam três vezes ao dia é gasto", disse. "Tudo que a gente investir é pouco."
Lula afirmou que tem paciência para responder às críticas, mas que não pode ficar brigando com o conceito que se faz em relação às ações da administração federal. "O que não fizermos agora vamos gastar mais depois nos PCCs da vida", afirmou, referindo-se à facção criminosa Primeiro Comando da Capital. "Para o Brasil ser a potência que sonhamos, tem de ter muito, muito investimento em educação, salário, agricultura e indústria."
O presidente ironizou o noticiário sobre os últimos dispêndios do Poder Executivo. "De vez em quando, eu leio em dois jornais duas manchetes diferentes: uma que se gastou demais, outra, de menos", afirmou. "No Brasil, é engraçado. Passamos três anos no governo fazendo superávit mais alto no começo e a manchete era a seguinte: 'Governo não gasta'."
Lula voltou a argumentar que o Executivo gastou muito neste ano porque, a partir do dia 30, a Lei Eleitoral não permite convênios com prefeituras e governos de stados. "Fizemos a opção de gastar mais fortemente no começo do ano para poder garantir nossos compromissos no segundo semestre. Isso é normal e sempre aconteceu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário