quinta-feira, dezembro 25, 2025

Ministros do STF defendem Moraes e minimizam caso Banco Master como “tempestade em copo d’água”

 

Ministros do STF defendem Moraes e minimizam caso Banco Master como “tempestade em copo d’água”

Por Redação

25/12/2025 às 08:50

Atualizado em 25/12/2025 às 10:57

Foto: Gustavo Moreno/Arquivo/STF

Imagem de Ministros do STF defendem Moraes e minimizam caso Banco Master como “tempestade em copo d’água”

Plenário do STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) saíram em defesa de Alexandre de Moraes após a repercussão de informações sobre suposta pressão exercida por ele sobre o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em favor do Banco Master. Em conversas reservadas, magistrados afirmaram que a Corte está “apanhando de graça” e classificaram o caso como uma “tempestade em copo d’água”, atribuindo o crescimento do tema à oposição ao ministro. A informação é da Coluna do Estadão.

O relator do caso, Dias Toffoli, também recebeu solidariedade dos colegas. A investigação envolve fraudes financeiras atribuídas ao Banco Master, comandado por Daniel Vorcaro, instituição que acabou liquidada pelo Banco Central. O episódio ganhou maior visibilidade após revelações de que Moraes teria feito ligações a Galípolo para tratar da tentativa de compra do banco pelo BRB, além da informação de que a esposa do ministro firmou contrato milionário para representar o Master em Brasília.

Moraes nega ter feito pressão ou telefonemas e afirma que as reuniões com o presidente do Banco Central trataram apenas dos efeitos da Lei Magnitsky. Apesar disso, as reportagens ampliaram a ofensiva política contra o ministro, incluindo a articulação de uma CPI no Congresso. No desdobramento do caso, Toffoli determinou uma acareação entre Vorcaro, um ex-presidente do BRB e um diretor do BC, decisão que foi criticada por especialistas por, segundo eles, comprometer a imparcialidade do julgamento.

Politica Livre