em 22 dez, 2025 3:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Para deixar claro: o blog é solidário aos motociclistas, principalmente de aplicativos de entrega, que labutam diariamente. Porém, ou melhor, infelizmente, alguns deles cometem arbitrariedades diárias pondo em perigo não só a vida deles, mas do pedestre, do ciclista, dos próprios motociclistas conscientes e motoristas de carros.
Quem já não teve o dissabor de ter o retrovisor do veículo “batido” por um motoqueiro e o mesmo fazer de conta que não viu? E se você tem algum problema com um motoqueiro e desce do veículo em um minuto aparece muitos outros como se fosse uma intimidação, mesmo você estando certo. E Acidentes envolvendo duas motos por conta do excesso de velocidade? São vários. Segundo dados do HUSE, 80% das vítimas atendidas com traumas no hospital tem origem em acidentes com motocicletas.
Campanhas de conscientização não resolvem. Números assustadores em Aracaju
Cá para nós: muitos cobram da SMTT e do Detran campanhas de conscientização. Não adianta para os motoqueiros inconsequentes, só para os motociclistas responsáveis.
O número assustador de mortes de motoqueiros no trânsito este ano em Sergipe em sua maioria esmagadora é por irresponsabilidade deles. Diariamente são motoqueiros passando por cima dos canteiros para cortar caminhos e semáforos. São motoqueiros ultrapassando pela direita num espaço mínimo ao ladeiro do meio fio e subindo em calçadas, sem contar na ultrapassagem com sinal vermelho, entre outros.
Na semana passada a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, apresentou números assustadores no aumento dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas na capital. Segundo a SMTT, entre janeiro e nove de dezembro de 2025, dados parciais registraram 3.617 sinistros de trânsito, dos quais 1.668 envolveram motociclistas. No mesmo período de 2024, foram contabilizados 3.404 sinistros, sendo 1.461 com participação de condutores e passageiros com motos, o que aponta crescimento de 14,1% nas ocorrências envolvendo esse público. Neste ano, até nove de dezembro, Aracaju registrou 30 mortes de motociclistas, número superior aos 23 óbitos contabilizados em 2024, uma elevação de 30,4%.
É preciso apenas separar o joio do trigo.
Tem muitos motociclistas conscientes e responsáveis, que muitas vezes compra uma moto como opção barata e mais rápida para ir ao trabalho. Estes merecem o respeito de todos e andam corretamente.
Porém, tem muitos motoqueiros que logo cedo, parece que já saem de casa com raiva e brigado com a vida. Estes são os inconsequentes, que cometem irregularidades diariamente. Ou seja são motoqueiros natimortos esperando apenas cometer uma infração que seja fatal para eles.
E por falar em SMTT Aracaju: Atenção MPSE! Que tal questionar a SMTT Aracaju porque anunciou e vem multando diversos bares que colocam cadeiras e mesas nas ruas, mas fecha os olhos para o Bar Pé Sujo, na Avenida Augusto Maynard com Rua Vila Cristina. Quem é o “Padrinho Poderoso?” Assim é fácil só multar os pequenos… O blog continuará de olho.
Ato histórico para servidores da Prefeitura de Aracaju. Um ato que vale mais do que os 8 anos da gestão edvaldiana A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sanciona nesta segunda-feira, 22, às 10h, leis que reestruturam carreiras e promovem a atualização remuneratória de diversas categorias estratégicas para o funcionamento da capital. Aprovados na Câmara Municipal, os projetos do Executivo demonstram o compromisso com a valorização do servidor público, abrangendo desde profissionais do magistério até guardas auxiliares, agentes de trânsito, auxiliares de enfermagem e trabalhadores da saúde. As propostas foram construídas no âmbito da mesa de negociação permanente com os sindicatos, corrigindo distorções históricas acumuladas ao longo dos anos.
https://infonet.com.br/blogs/claudio-nunes/dos-motociclistas-conscientes-e-dos-motoqueiros-inconsequentes/

