sexta-feira, outubro 24, 2025

Câmara de Vitória da Conquista tem prédio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Cultura

 

Câmara de Vitória da Conquista tem prédio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Cultura

O pedido partiu da própria presidência da Casa e foi aprovado junto a outros quatro imóveis considerados de relevância histórica para a cidade

Por Flavio Sande

24/10/2025 às 07:14

Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), anunciou, nesta quinta-feira (23), uma decisão histórica para o município: o tombamento do prédio que abriga o Legislativo conquistense pelo Conselho Municipal de Cultura. O pedido partiu da própria presidência da Casa e foi aprovado junto a outros quatro imóveis considerados de relevância histórica para a cidade.

Segundo Ivan Cordeiro, o tombamento representa uma vitória para a preservação da memória e do patrimônio cultural de Vitória da Conquista. “Quero trazer aqui uma excelente e importante notícia para toda a população, que é a decisão do Conselho Municipal de Cultura: o tombamento do prédio histórico da Câmara Municipal, a pedido dessa presidência. Esse prédio é centenário, já abrigou fórum, hotel e, há mais de 50 anos, abriga a Câmara de Vereadores”, destacou.

O presidente ressaltou que a medida garante a preservação de um marco da história conquistense. “Ficamos muito felizes com essa decisão, porque teremos agora essa história e essa memória preservadas para as futuras gerações. A Câmara cumpre com seu papel de trabalhar sempre pelo progresso e desenvolvimento da nossa terra”, afirmou.

Localizado na área central de Vitória da Conquista, o prédio da Câmara é um dos mais antigos da cidade e carrega elementos arquitetônicos que remontam ao início do século XX. A decisão do Conselho Municipal de Cultura, além de proteger o edifício, reforça o compromisso com a valorização do patrimônio histórico e com a identidade cultural conquistense.

“É um momento de celebração para a nossa Câmara e para toda a cidade”, concluiu Ivan Cordeiro.


Nota da Redação Deste Blog Fica a pergunta: em Jeremoabo, alguém já ouviu falar da Câmara de Vereadores se manifestar alguma vez sobre a importância da preservação da história do município, especialmente de seus prédios históricos? É difícil lembrar de qualquer iniciativa concreta nesse sentido.

Por falta de sensibilidade, iniciativa e amor à história — e, principalmente, ao povo jeremoabense —, deixamos perder marcos que contavam a origem da nossa cidade: a primeira casa de Jeremoabo, o Casarão do Coronel João Sá; o Casarão do Caritá, onde nasceu o Barão de Jeremoabo; e até os Cajueiros, o antigo banheiro público, onde por décadas moradores e visitantes se banhavam. Tudo isso desapareceu diante da inércia daqueles que deveriam zelar pela memória da terra que os elegeu.

Com a mesma rapidez e disposição que os vereadores tiveram para retirar o nome do Coronel João de uma das mais antigas escolas do município, poderiam ter agido para preservar esses símbolos da nossa identidade.

Enquanto isso, vemos exemplos positivos em outras cidades — como em Vitória da Conquista, onde a própria Câmara Municipal, por iniciativa de seu presidente Ivan Cordeiro, solicitou e conseguiu o tombamento do prédio histórico que abriga o Legislativo local, reforçando o compromisso com o patrimônio e a memória da cidade.

Fica a reflexão: por que em Jeremoabo nossos representantes não seguem esse exemplo e continuam permitindo que a história da nossa terra seja demolida, tijolo por tijolo?


José Montalvão -  Funcionário Federal Aposentado, Graduado e Pós-Graduado em Gestão Pública, proprietário do Blog DedeMontalvão, matrícula ABI C-002025