sexta-feira, setembro 26, 2025

Trump agora pode passar a receber as reclamações diretamente de Lula


Estudo detalha impacto devastador da política de Trump na saúde dos EUA -  Revista Galileu | Política

O grande problema é que Trump continua imprevisível

Roberto Nascimento

As boas notícias para a democracia começaram no domingo com as manifestações em todas as capitais contra a PEC da Blindagem e a PEC da Anistia. No Rio, Caetano Veloso estava tão feliz no carro de som que parecia uma criança comandando os colegas Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil etc.

No ano público, Ivan Lins, pouco falado na cobertura dos jornais, cantou “Novo Tempo”, uma canção muito apropriada, porque diz que “apesar dos perigos, a vida pode ser maravilhosa…”

SEM LIBERDADE – Os artistas viveram e sabem que nas ditaduras não tem liberdade de expressão, não existe liberdade alguma, apenas tortura e morte.

E os artistas precisavam voltar, como nos velhos tempos das Diretas Já, porque os novos tempos são terrivelmente perigosos. Os golpistas não desapareceram como num passe de mágica. Continuam tramando contra a democracia nos bastidores.

Nesse sentido, a eleição para o Senado no ano que vem será uma importantíssima batalha. Se a direita extremada obtiver maioria, vai abrir processos de impeachment contra os ministros Moraes, Dino e Zanin. Tenho esperanças de que a sociedade vai se opor a essas trevas anunciadas.

TRUMP E LULA – Outra notícia excelente foi a distensão entre Donald Trump e Lula da Silva, que desagradou ao Secretário de Estado, Marco Rubio, que foi surpreendido com a fala do presidente Trump e fez cara de poucos amigos.

Ex-senador pela Flórida, Marcos Rubio é descendente de cubanos e odeia o Brasil. Ele recebe notícias desairosas de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo sobre o Brasil e repassa para Trump.

Assim, já sabemos quem diz cobras e lagartos contra o Brasil para Trump, mas o presidente americano não é nada bobo, pode passar a ouvir a versão de Lula. Portanto, Rubio poderia até ficar em má situação, caso Trump avaliasse que foi enganado. Mas é difícil acreditar que Trump possa se tornar confiável de uma hora para outra, porque ele é totalmente imprevisível.