segunda-feira, setembro 01, 2025

A direita de Sergipe pode não eleger ninguém para o Senado

em 1 set, 2025 8:20

Adiberto de Souza

A direita sergipana promete protagonizar uma grade briga para o Senado. Até o momento, essa corrente política já tem seis pré-candidatos às duas cadeiras em disputa nas eleições de 2026: André Moura (União), Rodrigo Valadares (União), Eduardo Amorim (PSDB), Luizão Dona Trump (União), Adailton Souza (PL) e Alessandro Vieira (MDB). É muita gente disputando eleitores com o mesmo perfil, fato que pode naufragar a chapa da direita. Isso ocorreu em 2018, quando os direitistas André Moura (PSC), Adelson Alves (Patri), Antônio Carlos Valadares (PSB), Betinho dos Santos (PMB), Cadu Silva (PSL) e Pastor Heleno (PRB) ficaram pelo caminho. Naquele pleito, vencido por Rogério Carvalho (PT) e pelo neófito em política Alessandro Vieira (Rede), o ex-governador Jackson Barreto (MDB) também amargou uma fragorosa derrota. Talvez apostando na pulverização dos votos da direita, o PSOL lançou a pré-candidatura ao Senado do vereador Aracaju Iran Barbosa, um político de esquerda que deve tirar muitos votos do petista Rogério Carvalho, principalmente se este se bandear para o palanque direitista do governador Fábio Mitidieri (PSD), que sonha em unir os governistas em torno de André Moura e Alessandro Vieira, tarefa considerada por muitos bem mais difícil do que passar um camelo pelo fundo de uma agulha. Marminino!

O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) fez uma dura crítica ao governo de Sergipe devido ao que chamou de completo abandono da rodovia SE-290, que liga os municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. O parlamentar questionou qual a raiva do governador Fábio Mitidieri (PSD) com os mais de 100 mil habitantes daqueles dois municípios, fortes produtores de confecções, cerâmica e citricultura. Segundo Thiago, sobra dinheiro no governo para instalar radares e câmeras de monitoramento nas rodovias estaduais, mas faltam recursos para recuperá-las, a exemplo da SE-290, que mais parece uma tábua de pirulitos, tamanho a quantidade de buracos em seu leito. Creindeuspai!

Rogério com Mitidieri?

Veja o que publicou o jornalista Gilvan Manoel no Jornal do Dia: “Um parecer favorável do senador Rogério Carvalho (PT) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a pedido de empréstimo do governo Fábio Mitidieri (PSD) no valor de US$ 53,6 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, suscitou uma série de comentários a respeito de um possível acordo entre o PT e o governador para as eleições de 2026. O parecer do senador foi técnico, mas às vésperas de ano eleitoral qualquer gesto insinua a possibilidade de um acordo político. No PT sergipano, Rogério é, por enquanto, a única resistência a uma aproximação com o governador”. Misericórdia!

Tolerância zero

Atenção extremistas: o Exército vai vetar aglomerações e atos próximos de unidades militares em meio ao julgamento do núcleo crucial do plano de golpe, que começa amanhã no Supremo Tribunal Federal (STF). Outro ponto de atenção são as manifestações convocadas para o dia 7 de Setembro, que ocorrerá em meio à análise do caso na Primeira Turma da Corte. Nem precisa dizer que a postura da cúpula do Exército desagrada por demais os bolsonaristas aloprados. Deus é mais!

Política no cardápio

O ministro Márcio Macêdo (PT) tomou café, ontem, com o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Durante o rega-bofe, ambos conversaram sobre os desafios que o país enfrenta, analisaram a conjuntura política nacional e a de Sergipe, além das perspectivas para o futuro do estado. Adversários políticos em 2020, quando Edvaldo deixou Márcio pelo meio da campanha e se elegeu prefeito de Aracaju, ambos se reaproximaram em 2024, com o apoio velado de Macêdo ao prefeiturável Luiz Roberto (PDT). Fala-se à boca miúda que se não tiver apoio dos governistas para disputar o Senado, o ex-prefeito pode se bandear para a oposição, juntando-se ao PT do ministro. Home vôte!

https://infonet.com.br/blogs/adiberto/a-direita-de-sergipe-pode-nao-eleger-ninguem-para-o-senado/