Foto: Divulgação/Codesal
Parte de teto de igreja de São Francisco desabou na tarde desta quarta-feira (5)05 de fevereiro de 2025 | 16:00Teto da Igreja de São Francisco desaba no Centro Histórico e deixa ao menos um morto e cinco feridos
Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas após o teto da Igreja São Francisco de Assis desabar na tarde desta quarta-feira (5), no Pelourinho, em Salvador.
Três viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local atendendo as vítimas e realizando buscas. Equipes do Samu (Serviço e Atendimento Móvel de Urgência) estão na área. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) foi acionado.
Até o momento, não há informações sobre a identidade das vítimas. A Defesa Civil de Salvador informou que acompanha a ocorrência e que interditou o local.
A médica e pesquisadora da cultura e religiosidade populares Helenita Monte de Hollanda, que escreveu o livro “Basílicas e Capelinhas – Um Estudo sobre a História, Arquitetura e Arte das Igrejas de Salvador” ao lado do jornalista Biaggio Talento, classificou a igreja de São Francisco de Assis como a “Notre Dame brasileira”.
“Esse forro que caiu é composto por vários quadros com motivos bem alegóricos e é denominado, dentro da estrutura do barroco, de fogo em cachotões. Então, ele é composto por estrelas e octágonos que servem como molduras para pinturas magníficas de Frei Jerônimo da Graça, do século 18. A riqueza dela de esculturas é fora de série. Quer dizer, tem um São Pedro de Alcântara belíssimo, de 1790, e fica o lamento, porque não podemos perder essas peças”, disse.
Josué Seixas/FolhapressPoliticaLivre